Cancelada autorização ambiental para Suzano cortar árvores isoladas em Ribas do Rio Pardo

Árvores isoladas ficam em áreas convertidas para uso alternativo do solo

| MIDIAMAX/RENATA PORTELA


Foto: Divulgação/Suzano

Nesta segunda-feira (20), o Imasul (Instituto de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) divulgou portaria no Diário Oficial do Estado, em que cancela autorização ambiental da Suzano S/A, em Ribas do Rio Pardo, para corte de árvores nativas isoladas.

Conforme a publicação, com data de 16 de novembro, fica cancelada, a pedido, por necessidade de retificação, a autorização ambiental. A indústria tinha autorização para corte das árvores nativas isoladas, em áreas convertidas para uso alternativo do solo (CANI).

O CANI (Corte Isolado de Árvores Nativas) é uma atividade que não enquadrada como supressão vegetal, usada por proprietários, posseiros, arrendatários e/ou inquilinos de imóveis rurais ou urbanos que possuam comprovação de propriedade ou posse do imóvel, que possua área já convertida legalmente em áreas passíveis de uso, e tenha necessidade da retirada de indivíduos arbóreos.

Ainda segundo a portaria, foi considerada a Lei Federal n. 6.938/81, que prevê como instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.

Assina a publicação o diretor-presidente do Imasul, André Borges Barros de Araújo.

Em nota, a empresa esclareceu que "as operações florestais da Suzano no município de Ribas do Rio Pardo (MS) seguem normalmente, em conformidade com as normas e autorizações ambientais. O cancelamento de autorização para o corte de árvores isoladas foi referente a uma fazenda específica, publicado após requerimento da própria Suzano ao órgão ambiental, devido a necessidade de unificação do Cadastro Ambiental Rural de fazendas contíguas de propriedade da empresa neste município".

(Matéria editada para acréscimo de informações a pedido da Suzano).

Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente  ENTRE AQUI. Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE