Bois morrem de fome e pecuarista é multado em R$ 12 mil

| ANA OSHIRO / CAMPO GRANDE NEWS


Oito animais morreram de fome em fazenda (Foto: Divulgação/PMA)

Rebanho bovino foi encontrado abandonado e passando fome em fazenda no município de Figueirão, a 226 km de Campo Grande. Oito animais já estavam mortos quando a PMA (Polícia Militar Ambiental) chegou ao local, depois de denúncias.

Ao todo a fazenda tinha 337 bois, o pasto estava degradado e o gado não conseguia se alimentar. Os animais que ainda estavam vivos foram encontrados em situação de desnutrição, com as vértebras e costelas à mostra, desorientados e a procura de alimentação.

No vídeo acima é possível ver um dos bois agonizando, atolado em uma área úmida do pasto. Sem forças, o animal não conseguia sair do local, a equipe da PMA tentou resgatar o animal, mas não foi divulgado se o resgate deu certo ou não.

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS) já havia ido na propriedade, no mês passado, e constatado o início do problema, conforme relatório de vistoria daquele órgão de vigilância, ao qual a equipe da PMA teve acesso. O responsável pelos animais, homem de 43 anos que mora em Fernandópolis, no estado de São Paulo, não cumpriu a notificação.

Havia alguns fardos de feno na propriedade rural, porém, o funcionário não comparecia na fazenda para alimentar o gado. Segundo a PMA, mesmo que uma pessoa fosse ao local frequentemente, a quantidade de feno não seria suficiente para os 337 animais.

O proprietário da fazenda teve um prazo de 24 horas para contratar um funcionário para alimentar os animais com feno e para realizar manejo do gado, assim como contratar um médico veterinário ou um zootecnista para acompanhar o rebanho na fazenda, como não cumpriu, foi autuado nesta terça-feira (21) administrativamente e multado em R$ 12 mil por maus tratos aos animais. Ele também responderá por crime ambiental de maus-tratos, com pena de três meses a um ano de detenção.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE