Pesquisa aponta que o compartilhamento de senhas de serviços de streaming é perigoso

Pessoas que costumam repetir senhas de diversos serviços são alvos fáceis para criminosos

| CORREIO DO ESTADO / THAIS LIBNI


Pesquisa aponta que o compartilhamento de senhas de serviços de streaming é perigoso - Divulgação

De acordo com uma pesquisa realizada pela ESET, empresa de detectação proativa de ameaças, o compartilhamento de senhas de serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime ou Spotify pode parecer simples, mas muitas pessoas podem se tornar alvo de criminosos por esta ação comum.

Conforme aponta a pesquisa, cerca de 14% das pessoas usam as mesmas senhas para várias contas on-line.

Isso pode não parecer preocupante quando você conhece a outra pessoa com quem está compartilhando a senha do serviço streaming, mas e se ela passar para alguém sem pensar?

Segundo Jake Moore, especialista em segurança, com a senha da assinatura, indivíduos podem tentar acessar redes sociais, contas bancárias, emails ou simplesmente tirar vantagem dos serviços pagos.

'A reutilização de senhas é arriscada, mesmo se a senha for forte, algo como: 'Afeg45t3@4DFew/15f][_}1'. Senhas complexas são mais fortes contra ataques em que os criminosos usam engenharia social e pesquisam dados públicos para determinar uma senha, mas ao duplicar em qualquer lugar da Internet, aumentam as chances de serem comprometidas mesmo que a senha não seja simples, como o nome de um filho', explica.

Para evitar situações surpresas, o especialista indica que as senhas sejam trocadas ao menos uma vez por ano.

'É uma boa ideia alterar as senhas dos serviços de streaming uma vez por ano. Isso removerá da lista qualquer pessoa que tenha obtido acesso no ano passado e que talvez não deva mais tê-lo'

Para a pesquisa foram entrevistadas mais de  2.700 pessoas, desse total, 60% das pessoas disseram que compartilham suas contas com pelo menos uma pessoa.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE