Motoristas apelam para vale-alimentação e até parcelamento na hora de abastecer

| JHEFFERSON GAMARRA E CLEBER GELLIO / CAMPO GRANDE NEWS


Na Zahran, faixa anuncia a opção de parcelamento em até 3 vezes. (Foto: Cleber Gellio)

Postos de combustível em Campo Grande têm oferecido algumas formas de pagamento diferentes das habituais para atrair clientes, em meio a aumentos no preço da gasolina em todo o Brasil. Vale alimentação, pix, desconto à vista e até mesmo parcelamento são as facilidades oferecidas pelos revendedores.

Nas proximidades do trevo da saída para São Paulo, funcionários de um posto Ipiranga falam que não há acréscimo, nem limite para aqueles que usarem o vale-alimentação para pagar o combustível. Outro posto da mesma distribuidora, na Avenida Costa e Silva, também permite que motoristas utilizem o vale-alimentação, mas estipula preços diferentes - além de aplicar o preço da bomba à prazo, há um acréscimo de 10% no valor do combustível.

Na Avenida Zahran, o Posto União, da Petrobras, parcela em até três vezes no cartão de crédito e não cobra nenhum acréscimo. Na Via Park, um posto da bandeira Shell não trabalha com pagamentos no crédito, mas tanto nos pagamentos em dinheiro ou no débito, o valor não muda.

Um posto da bandeira Ipiranga, na saída para Três Lagoas, também oferece a opção de parcela em até três vezes. O cliente Nilton Batista, de 39 anos, costuma pagar à vista, no crédito, e não descarta utilizar essa facilidade futuramente. “Por enquanto, não estou precisando, mas com o preço que está o combustível, a qualquer momento, a gente pode usar. É uma boa, é mais uma opção'.

O funcionário responsável pela pista, que preferiu não se identificar, destaca que é mais uma opção para o cliente, em meio ao final de ano. “Parcelar o combustível é igual parcelar a comida. A pessoa que utiliza o cartão de crédito tem que ter organização, porque o combustível acaba'.

O presidente do Sinpetro, Edson Lazarotto, explica que tais alternativas vieram recentemente, sobretudo em meio aos recentes aumentos nos valores dos combustíveis. Ele também destaca que há uma redução no consumo. “Nós constatamos que as vendas já caíram, de 15% a 20%. Em dezembro, tem muitos recessos. É natural que a venda caia, mas esses últimos aumentos afetam. Essa modalidade de parcelamento já ocorria com as trocas de óleo, mas nos combustíveis, é recente', destaca.

Quanto à legalidade para a utilização do vale-alimentação, ele ressalta que não há nenhuma regulamentação que impeça a pratica por parte do Sinpetro.“Não há o que comentar. Isso depende dos próprios revendedores e os contratos diretamente com as operadoras do cartão', explica Lazarotto.

No vale-tudo para economizar na hora de abastecer, alguns aplicativos podem ajudar bastante a poupar um dinheirinho em algumas bandeiras que oferecem descontos por meio de programas de fidelidade ou de cupons promocionais.

Shell Box - O app da rede Shell oferece opções de pequenas economias aos clientes. O aplicativo funciona com o sistema de cupons, muito parecido com os apps de delivery de comida. No seu primeiro abastecimento usando o app, são oferecidas opções de descontos de até R$ 10. A tecnologia ainda conta com sistema de pontos. A cada litro abastecido, o cliente ganha 1 ponto ou 2 se abastecer com combustíveis V-Power. Os pontos acumulados podem ser trocados por novos descontos ou outras vantagens.

Abastece aí – Com o aplicativo da rede Ipiranga, o usuário pode realizar pagamentos e receber cashback (dinheiro de volta). E com os Km de vantagens, todo o dinheiro gasto em abastecimentos, na loja de conveniência AM PM ou no Jet Oil viram pontos para serem trocados na própria rede ou em sites parceiros. A cada R$ 1 gasto, o usuário recebe 1 Km. Com o sistema de “posto favorito', você pode escolher um posto de sua preferência e todo o dinheiro gasto lá, vai gerar pontos em dobro.

Premmia – O sistema de fidelidade da rede Petrobras funciona no mesmo esquema dos anteriores. Também com a possibilidade de escolher seu posto favorito para dobrar a pontuação. No Premmia, os pagamentos em parceria com o Ame Digital, seja no abastecimento ou nas lojas Br Mania e Lubrax+, geram cashback na hora.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE