Morre Francisca Susano, a mulher mais velha das Filipinas, aos 124 anos

Conhecida pelo apelido Lola Iska, Susano poderá receber – de maneira póstuma – o título de mulher mais velha do mundo pelo livro dos recordes, mas seu pedido ainda é avaliado por uma comissão.

| G1 / G1


Francisca Susano, a mulher mais velha das Filipinas, amava tocar gaita

Francisca Susano, a mulher mais velha das Filipinas, morreu na segunda-feira (22) aos 124 anos, informou a prefeitura de Kabankalan, onde ela morava.

Mais conhecida pelo apelido Lola Iska, Susano poderá receber – de maneira póstuma – o título de mulher mais velha do mundo pelo livro dos recordes.

Um pedido foi aberto assim que a centenária completou 124 anos, mas ele ainda é avaliado por uma comissão de especialistas do Guinness World Records.

A Prefeitura de Kabankalan emitiu um comunicado lamentando a morte de Susano e disse que reza por ela e por sua família neste momento de luto.

"Lola Iska sempre estará conosco como nossa inspiração e orgulho", disse a nota.

Susano nasceu em 11 de setembro de 1897, quando o país ainda era uma colônia da Espanha. Ela teve 14 filhos, um deles, também centenário, com 101 anos.

Amor pela gaita

A filipina era conhecida por sua alegria e pelo amor que tinha ao tocar a gaita. Um vídeo de 2019 com Susano tocando o instrumento viralizou nas redes sociais .

Ela começou a praticar música como recomendação médica, para poder exercitar os pulmões todas as manhãs – e começar o dia mais animada.

Além da gaita, outro segredo da longevidade de Susano, segundo sua neta, era a dieta baseada apenas em ingredientes frescos.

Outros recordes

Atualmente, o Guinness World Records considera a pessoa mais velha no mundo a francesa Jeanne Calment, morta em 1997 aos 122 anos.

O homem que chegou à idade mais avançada no mundo todo foi um japonês, Jiroemon Kimuro, que faleceu em 12 de junho de 2013 aos 116 anos.

Já a pessoa mais idosa do mundo ainda viva é a japonesa Kane Tanaka, que comemorou seu aniversário de 117 anos em um lar de idosos do Japão, em janeiro do ano passado.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE