Caarapó completa 63 anos de emancipação nesta segunda-feira

| MARIELY BARROS / CAMPO GRANDE NEWS


Imagem panorâmica da cidade de Caarapó (Foto: Caarapó News)

Distante 274 Km de Campo Grande,  Caarapó comemora seu 63° aniversário de emancipação político-administrativa nesta segunda-feira (20). Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada da cidade é de 31.005.

Além de Caarapó, o município de Dourados também comemora aniversário nesta segunda-feira.

Realizada pela gestão municipal, a festa de aniversário terá a apresentação da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba. O evento começa às 19h e será no Parque de Exposição Pedro Pedrossiam. A entrada é gratuita, e a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19, devendo o ciclo vacinal ter sido completado até a data do evento, é obrigatória.

Segundo registros, o povoamento da região que hoje constitui o Município de Caarapó foi iniciado pelos 'mineiros', como eram chamados os empregados da Cia. Mate Laranjeira, que se dedicavam à extração da erva-mate nativa, abundante naquelas paisagens.

O progresso da região teve por base a extração da erva-mate, pois a Cia. Mate Laranjeira, concessionária da exploração, investiu na região. A empresa desenvolveu nas terras várias casas sedes e uma larga trilha no seio da floresta,  o que permitia a passagem dos veículos de tração animal, que procediam ao escoamento da produção de erva-mate.

Essas trilhas, conhecidas no vocabulário indígena como “tape-jacienda', se prolongavam até às margens do Rio Amambaí. Daí por diante, o transporte da erva-mate era efetuado por via fluvial até os centros consumidores.

O nome Caarapó tem origem tupi-guarani e é consequência da grande quantidade de erva-mate existente na região. Surgiu da junção de CAA', que significa erva-mate, e 'RAPÓ', que significa raiz de erva-mate.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE