Piloto preso com avião em Fátima do Sul é condenado a 11 anos de prisão; Levaria 300 kg de cocaína da fronteira para São Paulo

| GUSTAVO BONOTTO / CAMPO GRANDE NEWS


Viaturas da delegacia de Fátima do Sul e do Dracco na pista onde avião foi apreendido. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A Justiça Federal condenou, nesta quinta-feira (23), o piloto André Luiz Arruda Acosta, 34 de idade, a 11 anos de prisão pela tentativa de transporte de 300 quilos de cloridrato de cocaína em dezembro de 2022. O avião usado pelo acusado foi interceptado pela FAB (Força Aérea Brasileira) em Fátima do Sul, a 239 quilômetros de Campo Grande.

Já Gabriel Gonçalves Bispo, apontado como dono da aeronave, foi condenado a 8 anos e 2 meses de reclusão. Segundo a denúncia, Gabriel foi a pessoa responsável pela aquisição da aeronave, tendo providenciado o seu registro em nome de uma 'laranja inconsciente'.

Conforme noticiado, Acosta foi autuado em flagrante por associação ao tráfico e por ter praticado atentado à segurança de voo por comandar aeronave com licença vencida e ainda pilotar sob influência de entorpecentes.

À época, as licenças do piloto estavam vencidas há quatro anos e desde então ele comandava aeronaves de maneira clandestina. O avião também estava suspenso para operações, segundo a Anac (Agência Nacional de Avião Civil).

O piloto informou que pousou em Fátima do Sul para reabastecimento e depois levantou voo com destino à fronteira, onde a cocaína seria carregada. Durante revista pessoal antes de ser colocado na carceragem da delegacia, os policiais encontraram 15 gramas de maconha nas partes íntimas do piloto. No momento da abordagem, ele disse que receberia R$ 80 mil para levar a carga de cocaína até São Paulo.

O caso foi investigado pelo Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado). O proprietário foi ouvido pelos investigadores e alegou nem saber que era dono de um avião avaliado em pelo menos R$ 1,2 milhão.

Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE