Mato Grosso do Sul bate recorde com 841 novas empresas abertas em novembro

Estimativa é ultrapassar marca de 10 mil empresas em atividade ainda em 2023

| JHEFFERSON GAMARRA / CAMPO GRANDE NEWS


Movimentação de consumidores na região central de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

No mês de novembro, Mato Grosso do Sul alcançou marco histórico no cenário empresarial, com o registro de 841 novas empresas, uma cifra inédita desde que o acompanhamento iniciou em 2000. Os números divulgados pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), vinculada à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), destacam um crescimento em comparação com o recorde anterior de 729 empresas, estabelecido em novembro de 2021.

Do total de novos empreendimentos, mais de 70% pertencem ao setor de Serviços, contabilizando 619 registros. O setor de Comércio segue com 193 empresas, enquanto a Indústria registrou 29 novos empreendimentos. Esse aumento contínuo reflete no acumulado anual, chegando a 9.520 empresas até o momento, sinalizando a possibilidade de ultrapassar pela primeira vez a marca de 10 mil registros em um ano, em 2023.

O diretor-presidente da Jucems, Nivaldo da Rocha, atribui esse avanço ao processo de simplificação, capacitação de profissionais e à agilidade no atendimento aos usuários. Ele destaca que essas medidas estão alinhadas com o desenvolvimento econômico do Estado, promovendo um ambiente propício para o crescimento empresarial.

'O registro simplificado e a automatização de processos estão em sintonia com a política de desenvolvimento do Governo do Estado, impulsionando o crescimento e preparando o terreno para um 2024 ainda mais promissor', afirma.

No que diz respeito à distribuição regional, a capital, Campo Grande, desponta na liderança com 355 novas empresas, seguida por Dourados (85), Três Lagoas (43), Naviraí (30), Ponta Porã (29) e Nova Andradina (17). O ranking dos 15 principais municípios inclui ainda Chapadão do Sul, Aquidauana, Paranaíba, Maracaju, Rio Brilhante, Corumbá, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado e Bonito.

Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE