Polícia Civil inaugura Sala Lilás em Vicentina, a 37ª do Estado

| DA REDAçãO / MS NEWS


Foto: Divulgação

Foi inaugurada nesta quinta-feira, 25/04, em Vicentina-MS, a 37ª Sala Lilás. Esta é a segunda inauguração de 2024 e a primeira em que o Delegado Lupérsio Degerone Lucio participa como Delegado-Geral.

Em um espaço totalmente planejado para atender as vítimas diretas e indiretas de crimes ligados à violência contra a mulher, criança e adolescente, o ambiente possui brinquedos, televisão, sofá confortável, além de outros tipos de materiais. Tudo isso para a vítima se sinta acolhida e motivada a denunciar, enquanto seus filhos se distraem, mas sem sair da vista das mães. 

Criada por meio de parceria entre Estado e Município, a sala lilás funcionará dentro da Delegacia de Vicentina, no entanto, o espaço será destinado exclusivamente para este tipo de atendimento. “É um importante colo que a instituição Polícia Civil e Prefeitura Municipal fornecem para as vítimas na medida em que fornece o ambiente humanizado e isso é muito importante para o tratamento e para a reestruturação da vítima”, comentou o delegado titular de Vicentina Bruno Carlos dos Santos. 

Já o Delegado-Geral Lupérsio Degerone Lucio enalteceu o trabalho de acolhimento que tem sido feito a essas vítimas e também desejou bênçãos e sabedoria aos policiais que estarão na linha de frente no atendimento. “É um trabalho feito com serenidade, organização, estrutura e metodologia, para fazer com que a vítima consiga sair desse ciclo de violência”, reforçou.

Além dos já mencionados, estiveram presentes na solenidade: a Delegada Regional de Fátima do Sul – Paula Ribeiro dos Santos; o Secretário Executivo de Segurança Pública do Mato Grosso do Sul – Coronel Wagner Ferreira da Silva,  a Assessora de Projetos – Delegada Christiane Grossi; a Delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Fátima do Sul – Maria Gabriela Vanoni e o prefeito Marcos Benedetti Hermenegildo acompanhado da primeira-dama Sandra Benedetti. Ainda prestigiaram o evento, autoridades civis, militares e eclesiásticas e população em geral. Os alunos do projeto de violão da prefeitura também abrilhantaram a cerimônia com a música Tocando em Frente. 

Até o momento já foram criadas salas lilases nos seguintes municípios: Ribas do Rio Pardo; Rio Negro; Água Clara; Amambai; Caarapó; Bonito; Terenos; Maracaju; Nova Alvorada do Sul; Deodápolis; Glória de Dourados; Costa Rica; Angélica; Ladário; Camapuã; Eldorado; Iguatemi; Bandeirantes; Sonora; Chapadão do Sul; Miranda; Porto Murtinho; Anaurilândia; Anastácio; Paranhos; Selvíria; Sidrolândia; Brasilândia; São Gabriel do Oeste; Ivinhema; Itaporã, Jateí, Batayporã, Guia Lopes da Laguna, Dois irmãos do Buriti e Douradina.

Renovação de Termo de Cooperação

Ontem, quarta-feira (24), a Polícia Civil reforçou sua parceria com o Estado e o Município de Camapuã em uma iniciativa importante para o combate à violência contra a mulher, criança e adolescente. O acordo visa a disponibilização de escala de sobreaviso de profissionais da assistência social da Prefeitura, com o intuito de fornecer apoio imediato às vítimas de violência doméstica e sexual atendidas nas delegacias.

A renovação deste termo de cooperação representa um esforço conjunto do poder público em minimizar a revitimização das pessoas afetadas por esses crimes. Nos casos mais graves ou de flagrante, o delegado responsável terá a possibilidade de acionar a assistência social municipal, que acompanhará a vítima, evitando a necessidade de repetir seu relato diversas vezes. Além disso, a parceria entre assistência social e polícia civil abrange diversas formas de apoio, desde o fornecimento de abrigo até orientações sobre reinserção no mercado de trabalho. Este serviço será acionado pelo delegado plantonista sempre que necessário.

Está prevista a renovação de 24 termos de cooperação nos próximos meses, demonstrando um compromisso contínuo com a proteção das vítimas de violência. Hoje (25), aconteceu a renovação do termo de cooperação de Caarapó, fortalecendo ainda mais essa rede de apoio essencial.

Com informações da assessoria 

Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE