Bombeiros de Mato Grosso do Sul combatem dois incêndios florestais em curso no estado

Situação climática do estado, com chuvas abaixo da média desde o fim de 2023, assim como a seca, intensificam a ocorrência de incêndios florestais

| MIDIAMAX/LIANA FEITOSA


incêndio florestal (Divulgação - Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul)

Mato Grosso do Sul tem dois incêndios florestais ativos: no Pantanal, na divisa com o Mato Grosso, e no município de Naviraí, sul do estado, distante cerca de 360 de Campo Grande. As informações são do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul).

A região pantaneira, próximo ao Rio São Lourenço, desde o fim do mês de abril estava sob monitoramento presencial e por satélites, quando o incêndio foi identificado no estado vizinho, no Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense.

No entanto, nesta terça-feira (7) as chamas se espalharam para o lado sul-mato-grossense devido às condições climáticas no local, com temperatura acima da média para o período e baixa umidade relativa do ar, além de ventos com velocidade significativa, contribuindo para sua propagação. As equipes utilizaram motobomba para combater o fogo na área atingida, que continua sendo monitorada.

Em outro ponto do estado, na cidade de Corumbá, o CBMMS mantém duas equipes para acompanhar a queima controlada na base da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), na área conhecida como Passo do Lontra, no Pantanal da Nhecolândia.

Sul de Mato Grosso do Sul 

Já em Naviraí, há focos próximos a assentamentos e à BR-487, onde equipe de solo mantém o trabalho de monitoramento e combate ao fogo. Nas cidades de Costa Rica e Porto Murtinho outras equipes realizam visitas em propriedades rurais para orientar ações preventivas e reforçar a importância da união dos produtores e do poder público no combate aos incêndios florestais.

Contribuição do clima

A situação climática do estado com chuvas abaixo da média desde o fim de 2023, assim como a seca, intensificam a ocorrência de incêndios florestais. Para atuar de forma preventiva, e diminuir a quantidade de biomassa que pode servir como combustível para o fogo, em abril foi realizada queima controlada pelos bombeiros no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. A ação começou no dia 11 de abril e durou todo o mês, se estendendo a uma área de 150 hectares.

No entanto, no dia 27 de abril, com a ocorrência de um incêndio de grandes proporções na rodovia BR-487, os militares passaram a atuar no combate ao fogo na área. No dia 29, o Grupamento de Operações Aéreas do CBMMS lançou, com a aeronave Air Tractor, mais de 34,1 mil litros de água.

O incêndio atingiu aproximadamente 300 hectares da região, que é monitorada no local e também na sala de situação do comando de incidentes da Diretoria de Proteção Ambiental, localizada em Campo Grande.

Preparação para a temporada

De acordo com o Governo do Estado, desde o início da fase de prevenção e preparação para a temporada de incêndios florestais deste ano, no dia 2 de abril, foram realizadas 470 ações entre formações de brigadas, resgate de animais, ações educativas em escolas, aceiros, manutenções em vias e pontes, visitas e vistorias técnicas em fazendas e comunidades locais.

No mesmo período, foram sete queimas controladas e dois combates diretos, entre outras ações necessárias para apoio, manutenção e teste de equipamentos, viaturas e militares, com mais de 10,2 mil quilômetros percorridos nas ações preventivas com orientações a mais de 1 mil crianças e adolescentes.

Atualmente, 37 bombeiros militares atuam de maneira exclusiva nas ações de combate aos incêndios florestais no Estado.

Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE