Em obras há dois anos, Morenão sequer entra na lista para receber jogos da Copa do Mundo feminina

Desde 2014 o Morenão enfrenta problemas com os órgãos de fiscalização por conta da infraestrutura

| MIDIAMAX/FáBIO ORUê


Estádio Morenão (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A Copa do Mundo feminina foi oficialmente confirmada para o Brasil nesta sexta-feira (17), junto com a lista de possíveis estádios a receber os jogos do mundial em 2027. Sem surpresa, o Governo Federal não incluiu o Estádio Morenão na lista oferecida à CBF (Confederação Brasileiro Federal).

Com capacidade para receber mais de 40 mil pessoas, o Estádio Pedro Pedrossian está interditado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) desde 2014 – ano da última Copa do Mundo masculina no Brasil -, por conta da baixa infraestrutura. O Morenão, inclusive, estava cotado para receber jogos daquela Copa.

Nesses 10 anos ‘parado’, o estádio chegou a ser liberado pelo MP para receber alguns jogos das competições estaduais, com menor volume de público. Em 2021, o Governo de MS anunciou um pacote de investimentos que incluía a reforma do Morenão.

Obras ainda não terminaram

Desde o início do trabalhos, em junho de 2022, a principal arena de Mato Grosso do Sul deixou de receber grandes eventos esportivos, como os jogos do Estadual Série A e também do Brasileirão Série D e Copa do Brasil.

As obras, de responsabilidade da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), demoraram a sair do papel – 8 meses após o anúncio do Governo Estadual. O prazo para entrega também foi adiado vários vezes.

Segundo a empreiteira, a idade do Estádio faz com que novos problemas estruturais surjam com o avanço do trabalho. O novo prazo, para a entrega do ‘básico’ é no final desde ano.

Copa do Mundo feminina 2027

Para o mundial feminino de 2027, a Bélgica, Alemanha e Holanda também haviam apresentado uma candidatura conjunta que concorria contra a proposta brasileira. Já os Estados Unidos e o México haviam desistido da disputa em abril.

Na votação desta sexta-feira, o Brasil venceu por um placar de 119 votos a 78 contra os competidores. Durante o congresso, as comitivas tiveram 15 minutos para fazer uma apresentação final. O Brasil apostou na defesa da sustentabilidade, desenvolvimento esportivo, liderança feminina no futebol e direito das mulheres.

Em fevereiro deste ano, uma comitiva de especialistas de várias áreas visitou o Brasil para uma análise técnica da candidatura. O país recebeu nota 4, em uma escala que vai até 5. Bélgica, Alemanha e Holanda receberam nota 3,7.

Confira quais estádios o Brasil propôs para a Copa de 2027:

Maracanã (Rio de Janeiro)

Neo Química Arena (São Paulo)

Mineirão (Belo Horizonte)

Mané Garrincha (Brasília)

Arena Pantanal (Cuiabá)

Arena Castelão (Fortaleza)

Arena da Amazônia (Manaus)

Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)

Arena de Pernambuco (Região de Recife)

Arena Fonte Nova (Salvador)

Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE