Segunda maior cidade de MS, Dourados pode ter segundo turno nas eleições pela primeira vez?

Tradicionalmente, somente em Campo Grande é realizado o segundo devido ao número eleitores

| MIDIAMAX/THALYA GODOY


Eleições municipais ocorrem em outubro. (Arquivo Midiamax)

Mais de dois milhões de eleitores sul-mato-grossenses devem ir às urnas em 6 de outubro para eleger os futuros prefeitos e vereadores nas eleições de 2024. Tradicionalmente, apenas em Campo Grande ocorre o segundo turno devido ao número de eleitores, mas será que este cenário poderia mudar neste ano? 

No último Censo Demográfico, realizado em 2022 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município de Dourados, a 229 km de Campo Grande, chegou a marca de 243.367 habitantes, continuando como a segunda maior cidade do Estado. 

O resultado representa quase 50 mil moradores a mais desde o último levantamento, realizado em 2010, quando o município registrava 196.035 habitantes. São 47.873 pessoas a mais na cidade, o que representa crescimento de 24,42%. 

O aumento de moradores e, consequentemente, de eleitores, seria suficiente para que o município tenha segundo turno nas eleições municipais?

Quando há segundo turno nas eleições?

A regra do segundo turno não é aplicada em todos os municípios. Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o segundo turno é realizado nas eleições para cargos do executivo federal (Presidente da República), estadual (governador e vice-governador) e municipal (prefeito e vice-prefeito) nas cidades com mais de 200 mil eleitores. 

São eleitos em primeiro turno os senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores. Entram nessa conta também os prefeitos e vice-prefeitos de municípios com menos de 200 mil eleitores.

No caso das cidades que se enquadram nos critérios, o que define a possibilidade de segundo turno é se algum candidato obtém a maioria absoluta de votos, ou seja, mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos). 

Será promovido o segundo turno com os dois postulantes mais bem votados no primeiro turno caso não seja obtida essa marca por nenhum candidato.

Dourados pode ter segundo turno?

Com o aumento da população, Dourados poderia ter segundo turno em 2024? A resposta é não. O motivo está ligado à regra eleitoral que determina que a segunda ida à urna é obrigatória apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores, o que não é o caso de Dourados. 

Conforme o TRE-MS, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul possui 163.387 mil eleitores, 8,031% do Estado. Assim, somente Campo Grande permanece com a possibilidade de ter um segundo turno nas eleições de 2024, reunindo 646.555 (31,782 %) do eleitorado do Estado.

Em 2024, um eventual segundo turno deve ocorrer no último domingo do mês, em 27 de outubro.

Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE