Criador de suínos em Jateí, Renato Spera assume presidência da Associação de Suinocultores de MS

Mandato alcançado de forma unânime vale pelo biênio 2025-2026

| DA REDAçãO / MS NEWS


Spera é criador de suínos em Jateí (Foto: Asumas)

A nova presidência da Asumas (Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores) foi eleita no último dia 5, quando Renato Leandro Spera foi escolhido para liderara entidade no estado durante o biênio 2025-2026.

A eleição foi unânime, com o cargo sendo transferido do ex-presidente Milton Bigatão, que na nova diretoria passa a ocupar o cargo de vice-presidente de terminação.

Spera, natural de Assis, São Paulo, mudou-se para o Mato Grosso do Sul em 2002 para trabalhar na Seara Alimentos, onde ficou por sete anos. Durante esse período, iniciou sua trajetória na suinocultura, criando posteriormente sua própria granja e dedicando-se inteiramente a esse setor. Desde então, construiu uma sólida carreira como produtor, sendo hoje uma figura de destaque na região.

Atualmente, Spera possui uma estrutura de terminação em Jateí, a 70 km de Dourados, com capacidade para 4.200 animais prontos para o abate. Ele se diz apaixonado pela suinocultura, setor ao qual se dedica há mais de duas décadas. Seu envolvimento com o associativismo começou em 2004, quando ainda estava na Seara e foi convidado a integrar a Asumas, entidade que representa os suinocultores no estado.

A frente da Asumas, Spera destaca o espírito de coesão e organização dos produtores de suínos em Mato Grosso do Sul, o que considera um modelo para outras áreas, como a bovinocultura. Para ele, essa união é essencial para o crescimento sustentável do setor. Ele também aponta desafios como a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável, com foco na rentabilidade, inovação e impacto social, a fim de garantir uma suinocultura economicamente viável e ambientalmente responsável.

Em sua gestão, Spera busca alinhar os objetivos do setor com as metas de sustentabilidade do governo estadual para 2030. Pretende incentivar o uso de tecnologias como energia solar e biogás, além de aprimorar a biossegurança e a modernização das propriedades. Outro foco será o fortalecimento do programa “Leitão Vida”, que passará a ser auditado pela Asumas para apoiar o desenvolvimento das propriedades suinícolas, beneficiando produtores de todos os portes.

Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE