Dólar sobe a R$ 5,39 após dados de inflação no Brasil e nos EUA

Mercados reagem positivamente a números e possível encontro entre Lula e Trump

| GUSTAVO BONOTTO / CAMPO GRANDE NEWS


Cédula do dólar, moeda utilizada em transações internacionais. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O dólar subiu 0,11% nesta sexta-feira (24), cotado a R$ 5,39, e o Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), avançou 0,31%, aos 146.172 pontos. O movimento refletiu dados de inflação abaixo do esperado no Brasil e nos Estados Unidos, além do otimismo com a possível reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump (Republicano) na Malásia. A leve alta mostra cautela dos investidores diante das incertezas políticas e econômicas externas.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA-15, prévia da inflação oficial, subiu 0,18% em outubro, resultado menor que a projeção de 0,48%. Em 12 meses, o índice acumula alta de 4,94%, abaixo dos 5,32% anteriores. O avanço foi puxado pelo grupo de Transportes, com aumento de 1,16% nos combustíveis e de 4,39% nas passagens aéreas.

Nos Estados Unidos, o índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 0,3% em setembro, também abaixo da expectativa de 0,4%. Em 12 meses, a inflação americana ficou em 3%, sinalizando possível estabilidade nos juros do Federal Reserve. A divulgação ocorreu após atraso provocado pela paralisação parcial do governo, que já dura 24 dias e afeta mais de 750 mil servidores públicos.

Enquanto isso, o presidente Lula cumpre agenda na Indonésia e deve se reunir com Donald Trump no domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia. O encontro, ainda não confirmado oficialmente, deve tratar do comércio bilateral e das tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros. Lula afirmou que pretende “mostrar com números' os prejuízos provocados pelas taxações.

Nos mercados internacionais, Wall Street fechou em alta com o alívio nas pressões inflacionárias. O Dow Jones avançou 1,01%, o S&P 500 subiu 0,78% e o Nasdaq teve ganho de 1,15%. As bolsas da Europa registraram queda leve, enquanto os mercados asiáticos fecharam no azul, impulsionados pela expectativa de uma aproximação entre China e Estados Unidos.

No acumulado da semana, o dólar caiu 0,24% e o Ibovespa subiu 1,93%.

Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE