Entre os dias 08, 09 e 10 de Junho as gerências municipais de Desenvolvimento Sustentável e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizaram atividades com os alunos do 5º ano das escolas municipais, Dois de Maio - Pólo e Marinha do Brasil que receberam a visita da bióloga Maria Aparecida Furtuoso Gomes, que ministrou palestras referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em especial sobre a importância da Mata Ciliar na conservação e manutenção dos rios.
A bióloga argumentou, “essas matas são formadas por florestas ou outros tipos de coberturas nativas que ficam às margens dos rios, igarapés, lagos, olhos d’água e represas. A principal função das matas ciliares é a proteção dos rios contra as erosões”, disse Gomes destacando ainda que “as raízes das árvores nas encostas dos rios se fixam na terra evitando que esta se desgaste e caia nos rios causando assoreamento”.


As matas ciliares também servem como uma barreira evitando que troncos de árvores, lixo, defensivos agrícolas e outros sedimentos vão em direção ao curso do rio afetando a qualidade da água, além de destruir a fauna e a flora local, apesar da grande importância das matas ciliares este recurso vem sendo mais degradado ou destruído por desmatamentos, grandes queimadas e também mineração.


Os alunos tiveram a oportunidade de visualizar fotos dos córregos do município que na maior parte se encontra sem a mata ciliar, bem como realizar atividades em sala de aula como, caça – palavras com nomes das árvores nativas do Mato Grosso do Sul. Eles também participaram de uma atividade a campo na propriedade do senhor Aristeu Pereira Nantes, localizada na 8º linha poente, onde os alunos e professores observaram uma nascente preservada com árvores nativas de várias espécies.
    

Comentando sobre o Meio Ambiente o prefeito Arceno Athas Júnior disse que “os projetos escolares envolvendo educação ambiental devem ter uma dimensão que torne os alunos capazes de visualizar os impactos que estão ocorrendo na natureza, para isso a abordagem do assunto em sala de aula deve ser de modo teórico e prático, através de pesquisas e aulas de campo, pois a união destas teorias enriquece o conhecimento e os tornam capazes de ter atitudes e iniciativas a partir da realidade que vivenciam na atualidade” dimensiona Athas.

 

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE