Você sabe o nome da rua em que você mora ou trabalha? Sabe quem foi a pessoa homenageada com o nome da mesma? Se ela se destacou no município, estado ou país? O que já ocorreu nela ou qual sua importância para a cidade? É isso que os professores da rede estadual (escolas Vicente Pallotti e Senador Filinto Müller) em Fátima do Sul, Claudia Coutinho Capilé e Wagner Cordeiro Chagas, com apoio da Câmara Municipal, por meio do presidente da Casa e professor de História, Ermeson Cleber Mendes (PT) e dos demais vereadores do município, pretendem descobrir através de uma pesquisa que se iniciou nesta segunda-feira (22) nos arquivos do Legislativo municipal e também através de entrevistas com moradores de Fátima do Sul e do distrito de Culturama.

Na verdade, o projeto é uma continuação da pesquisa intitulada Nossa gente, nosso chão! Em cada rua, nossa história, iniciada pela professora Claudia Capilé, em 2011, com seus alunos. Agora, com ajuda do professor Wagner, pretende-se fazer um histórico de todas as ruas da cidade e distrito e as personagens homenageadas, trabalho este que tem prazo de 1 ano para ser concluído.

A pesquisa também contará com apoio do acadêmico de Ciência da Computação da UEMS, Lucas Capilé, e do professor de Mídias e especialista em redes pela Anhaguera, Sidney Rizzi, que ficarão responsáveis pela parte de diagramação e publicação do trabalho final no site da Câmara. O objetivo é proporcionar a todos os cidadãos fatimassulenses, e aos estudantes das redes estaduais e municipais, conhecerem um pouco mais da história do município de Fátima do Sul, por meio de suas ruas. No futuro os autores pretendem transformar a pesquisa em livro.

Os professores Cláudia e Wagner são filhos de Fátima do Sul e possuem experiência na área de pesquisa histórica. Claudia é graduada em Pedagogia e Filosofia, com pós-graduação em Filosofia Clínica. Publicou em 1999 o livro História de Fátima do Sul. Wagner é graduado em História, com mestrado na mesma área, pela UFGD. Publicou em 2013 o livro Política, História e Alguns Desabafos, em 2014 defendeu sua pesquisa de mestrado sobre as eleições de 1982 em Mato Grosso do Sul, e atualmente se dedica a outra pesquisa, sobre alguns aspectos da história política do município Favo de Mel.

Segundo os professores, a maioria das ruas de Fátima do Sul homenageia pessoas da cidade, como Hezegipo Pedro de Menezes (popular Zé Careca), Cristobalina Ruiz Cabelo, Salatiel Barros Cavalcante e Ataupho de Matos. Outras trazem nomes de figuras da história nacional, como Presidente Vargas, Presidente Dutra, Tenente Antônio João e Marechal Rondon. Algumas têm nomes de pessoas vivas, o que é inconstitucional, como é caso das ruas Governador Pedrossian (ex-governador de Mato Grosso uno e Mato Grosso do Sul) e Manfredo Alves Corrêa (ex-prefeito do município e ex-deputado estadual). Já em Culturama existem as ruas que homenageiam personagens nacionais como Costa e Silva (general do Exército e presidente no período da ditadura militar), as que fazem menção a datas históricas para o distrito, como Avenida 13 de junho (aniversário), e as que prestam homenagem a moradores antigos, como Antônio José Carlos. “Esperamos contar com a colaboração de toda comunidade para o desenvolvimento desta pesquisa que vem contribuir com a história do nosso querido município”, finalizaram os professores.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE