A Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS com a parceria da Prefeitura de Vicentina, SENAR e Sindicato Rural de Vicentina, implantou na manhã de terça-feira (24) o Projeto da Horta Comunitária.

A ação é voltada para adolescentes que estão cumprindo Medidas Sócio Educativas de Prestação de Serviço a Comunidade, como também para os adolescentes que estão em descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa família, sendo acompanhados pela equipe do CRAS. 

As ações do CRAS têm foco preventivo, protetivo e proativo, que embasam os serviços, projetos e programas sociais desenvolvidos na instituição. O projeto da Horta desenvolvido pelo CRAS tem como principal objetivo proporcionar aos usuários a complementação nas condições de alimentação, além do fortalecimento de vínculos comunitários e familiares, retirar os adolescentes da ociosidade, estimular hábitos alimentares saudáveis, exercitar a cooperação e o trabalho em equipe, favorecer a aquisição de novos conhecimentos técnicos de plantio e manejo de hortaliças e incentivar os participantes o cultivo da horta em suas residências.

No primeiro momento serão capacitados pela equipe do SENAR os orientadores sociais do CRAS para que posteriormente multiplique com o público atendido o conhecimento adquirido. Serão ensinados os manejos e técnicas importantes para o cultivo de hortaliças e legumes em uma horta.

Nos dias 24/25 e 26 de junho em período integral foi capacitados uma turma de 13 orientadores sociais, com explicação teórica e prática para assim poder repassar para os adolescentes em acompanhamento o que foi explanado durante a oficina realizada. O projeto alcançará de início cerca de 20 adolescentes, o que beneficia não só eles mesmos, mas também suas famílias. Com isso, a subsistência de 80 pessoas será garantida.

Ao longo do desenvolvimento do Projeto será plantada beterraba, cenoura, alface, rúcula, chicória, repolho, abobrinha, salsinha, couve, couve-flor, brócolis, cebolinha, escolhidos de acordo com o interesse das participantes. O Projeto Horta Comunitária é realizado em um Viveiro Municipal, construído especificamente para este fim. O espaço físico do canteiro se encontra em boas condições de instalação. A manutenção das hortaliças após o plantio será realizada pelos adolescentes que serão divididos em duplas e vão regar e manter conservada a horta, acompanhado de um Técnico Agrícola.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE