Neste domingo (5), Silverstone propiciou aos fãs da F1 a melhor corrida da temporada 2015. Com pista seca e 1-2 na Williams na primeira metade da prova, a prova ganhou contornos ainda mais dramáticos com a chuva que chegou na 36ª volta. Mas nada disso foi suficiente para impedir Lewis Hamilton e a Mercedes vencerem o GP da Inglaterra de 2015.
Nico Rosberg completou a dobradinha, e Sebastian Vettel salvou a Ferrari de um domingo discretíssimo ao chegar em terceiro.
Felipe Massa e Valtteri Bottas fizeram uma excelente largada e assumiram a liderança nas voltas iniciais, protagonizando uma disputa interessante e que inclusive envolveu ordens de equipe. Mas, na hora do primeiro pit-stop, a Mercedes trabalhou muito melhor com Hamilton e passou o inglês para a liderança.
"É frustrante", resignou-se Massa logo após a prova, em entrevista à TV Globo. "Nós erramos. O Hamilton arriscou e funcionou. Na segunda parada, foi um erro: estava ficando molhando e a gente vinha conversando no rádio. O Hamilton entrou, e a equipe devia estar de olho nisso. A gente perdeu a chance de entrar e ficou sem o pódio. Sem dúvida, seria um pódio bem-vindo pela corrida que a gente fez hoje. Fiz uma largada maravilhosa, brigando o tempo todo com as Mercedes, algo que não aconteceu este ano. Fica um pouco de frustração", completou.
Foi a quinta vitória de Hamilton em 2015 e a terceira no GP da Inglaterra. Ele volta a ter 17 pontos de vantagem no campeonato
O brasileiro e o finlandês ainda resistiram a Rosberg por mais 15 voltas, até a chegada da chuva. O 'hidrofóbico' FW37 perdeu rendimento e a posição para o alemão. Já para Vettel, a posição de pista complicou ambos e deu ao tetracampeão a chance de colocar pneus intermediários antes. Assim, ele salvou a Ferrari de um domingo discretíssimo no qual, no máximo, o time ficaria com a quinta e a sexta colocações.
Fernando Alonso chegou em décimo com a McLaren Honda e marcou seu primeiro ponto na temporada.
O resumo da ópera, para qualquer fã da F1 se lembrar que jamais pode esquecer: nunca confie na previsão do tempo em Silverstone, Spa e Interlagos. Pela manhã, a previsão do tempo do site 'Accuweather' mostrava uma chance de apenas 7% de chuva. Na hora da largada, a 'Meteofrance' apontava 30%. Todos que assistiram a prova viram, na verdade, um belo 100%.
Confira como foi o GP da Inglaterra de 2015:
|
Distância
5,891 km Curvas 18 Número de voltas 52 |
Vencedor em 2014 Lewis Hamilton (Mercedes) Resultado da prova Programação SEX, 3/7 | TL1 SEX, 3/7 | TL2 SAB, 4/7 | TL3 SAB, 4/7 | grid |
Felipe Nasr parado na pista antes da largada em Silverstone (Foto: Reprodução/TV)
Mal a corrida começou, já havia fatos para serem destacados no noticiário: um problema de câmbio deixou a Sauber de Felipe Nasr parada na volta de alinhamento no grid. O carro ainda foi levado aos boxes na expectativa de que o brasileiro pudesse largar, mas a falha era grave demais para isso.
Assim sendo, 19 carros aguardaram o apagar das luzes para um começo de prova de tirar o fôlego. Para início de conversa, que largada fizeram as Williams! Felipe Massa e Valtteri Bottas saltaram para primeiro e segundo. Bottas perderia a posição de volta para Lewis Hamilton, mas não por muito tempo.
Atrás deles, Nico Hülkenberg fez uma largada espetacular com a nova Force India e subiu de nono para quinto, e Daniil Kvyat fez uma boa ultrapassagem sobre Sebastian Vettel na Woodcote. O tetracampeão caiu de sexto para nono na primeira volta, atrás também de Sergio Pérez.
Ainda mais atrás, um strike tornou necessária a entrada do safety-car. As duas Lotus bateram uma na outra, embolaram o pelotão e levaram as duas McLaren a se chocarem também. Romain Grosjean, Pastor Maldonado e Jenson Button abandonaran, e Alonso já teve de fazer o primeiro pit-stop.
Na relargada, mais emoção — e vibração na garagem da Williams. Com a linha do safety-car antes da última curva, Hamilton nem esperou a reta para atacar. Mas o líder do campeonato se precipitou, saiu da pista ao ter a porta fechada por Massa e tornou a ser ultrapassado por Bottas.
O pelotão seguiu, então, com Massa, Bottas, Hamilton, Rosberg, Hülkenberg, Räikkönen, Kvyat, Pérez, Vettel e Sainz. Verstappen rodou e abandonou.
Felipe Massa em sua melhor largada do ano, Bottas também pulou bem e foi para segundo (Foto: AP)
Tudo que a Williams queria, antes da largada, era ter vantagem em posição de pista em relação à Ferrari para ir ao pódio. De repente, tinha vantagem em relação à Mercedes. Desta forma, a corrida ganhou um novo desenho.
A Mercedes era mais rápida, mas não conseguia se aproximar o bastante para ultrapassar. Ao mesmo tempo, Bottas, com o DRS, também apresentava um ritmo melhor que Massa, porém tão superior quanto precisaria. Começaram, então, as conversas pelo rádio. "Sem lutar contra seu companheiro", disse a Williams para Bottas.
Na volta seguinte, o finlandês outra vez colocou por fora antes da curva Stowe e quase passou. À reclamação de Valtteri, veio outra mensagem: "Você precisa fazer uma manobra limpa e abrir quando passar". Mesmo assim, ele não conseguia.
Esse grupo rapidamente desgarrou de Hülkenberg, que estava 10s atrás de Massa na volta 14, segurando a fila com Räikkönen, Kvyat, Pérez, Vettel e cia. A Ferrari não demorou para chamar Kimi aos boxes para tentar escapar da Force India.
Para a Mercedes, as paradas começaram no fim da 19ª volta: Hamilton parou para uma ótima troca de pneus em 2s4. Na volta seguinte, foi a vez de Massa e Rosberg. E o trabalho da Williams não foi tão bom: 3s8. Os dois carros ficaram lado a lado, e por centímetros o brasileiro levou a melhor. Mas, na reta dos boxes, Hamilton já havia ido embora. Uma volta mais, Bottas fez seu pit e voltou entre Massa e Rosberg.
Massa e Rosberg ficaram lado a lado nos boxes em Silverstone (Foto: Reprodução/TV)
Uma vez à frente, Hamilton quebrou o recorde de corridas consecutivas na liderança: 18 provas seguidas. A marca anterior pertencia a Jackie Stewart. Também levou abaixo a torcida inglesa, que explodiu em euforia. A corrida estava em suas mãos, e em três giros, já tinha 4s de vantagem para o carro #19.
Foi quando a Williams passou outro recado: agora é até o fim, briguem à vontade. A luta era para colocar Massa e Bottas juntos no pódio, e a Mercedes dizia para Rosberg que o plano B passaria a valer.
No pelotão intermediário, a Ferrari ao menos se recuperou após os pit-stops. Räikkönen e Vettel retomaram a quinta e a sexta posições da largada, Kvyat, Hülkenberg, Sainz e Pérez seguindo. Estes também seriam os dez pilotos que pontuariam: a diferença entre o mexicano e a Sauber de Marcus Ericsson era de mais de 15s. O sueco, por sua vez, estava 22s à frente da McLaren Honda de Alonso.
Naturalmente que o escriba iria secar alguém: a Toro Rosso deixou Carlos Sainz na mão na 33ª volta, fazendo o espanhol parar na última curva e provocando a intervenção do safety-car. Ele foi o sétimo piloto a abandonar a corrida.
Duas voltas depois, quando a bandeira verde foi acionada novamente, a melhor maneira de se saber da chuva na F1 ficou clara para todos: guardas-chuvas abriram nas arquibancadas.
Ah, a chuva... Silverstone não poderia ficar com pista seca por três dias (Foto: Reprodução/TV)
Parar? Não parar? Em uma volta de 100s, acertar o momento de ir aos boxes era fundamental. Mas demorou algumas voltas para que a chuva se intensificasse, e foi na antiga reta dos boxes que isso aconteceu: Bottas e Rosberg escaparam juntos da pista. O finlandês pediu um pit-stop, mas ouviu: "O resto da pista está seco, os pneus vão acabar". Will Stevens foi o primeiro a apostar, e o segundo foi Räikkönen, logo após ser ultrapassado por Vettel. Ericsson, Alonso e Merhi seguiram.
Neste momento, Massa ganhou um respiro e abriu 4s para os dois. Serviu para nada. Na 39ª volta, Rosberg enfim passou por Bottas para, em meia volta, já alcançar Felipe e ultrapassá-lo. E era espetacular o ritmo do alemão, 2s mais rápido por volta, fazendo Hamilton ceder e ir aos boxes para colocar intermediários. Bem no momento em que a chuva apertou e levou todo mundo aos pits. Essa volta a mais de Lewis com os compostos intermediários foi decisiva para que ele se mantivesse em primeiro e caminhasse para a vitória.
O problema é que as Williams já tinham passado pela entrada dos boxes e tiveram de dar uma volta inteira muito devagar. Tão lenta que o próprio Lewis recuperou o lugar perdido para Massa. E a consequência disso foi que Vettel, oportunista, saltou para terceiro e salvou o dia da Ferrari.
Massa e Bottas terminaram em quarto e quinto, respectivamente, com Kvyat, Hülkenberg, Räikkönen, Pérez e Alonso (!) completando a zona de pontuação.
F1, GP da Inglaterra, Silverstone:
| 1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:37.27.729 | 52 voltas | |
| 2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | +10.956 | ||
| 3 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | +25.443 | ||
| 4 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | +36.839 | ||
| 5 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | +63.194 | ||
| 6 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | +63.955 | ||
| 7 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | +78.744 | ||
| 8 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | +1 volta | ||
| 9 | 11 | SERGIO PÉREZ | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | +1 volta | ||
| 10 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | +1 volta | ||
| 11 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | +1 volta | ||
| 12 | 98 | ROBERTO MERHI | ESP | MANOR MARUSSIA FERRARI | +3 voltas | ||
| 13 | 28 | WILL STEVENS | ING | MANOR MARUSSIA FERRARI | +3 voltas | ||
| 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | NC | |||
| 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | NC | |||
| 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | NC | |||
| 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | NC | |||
| 8 | ROMAIN GROSJEAN | ING | LOTUS MERCEDES | NC | |||
| 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | NC | |||
| 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | NL | |||
| MELHOR VOLTA | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:37.903 | |||
| RECORDE | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES W04 | 1:29.607 | 29/06/13 | ||
| MELHOR VOLTA | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI F10 | 1:30.874 | 11/07/10 | ||
FAZENDO A GALERA VIBRAR Lewis Hamilton venceu mais uma batalha interna na Mercedes e conquistou a pole-position para o GP da Inglaterra de F1. A oitava pole da temporada 2015 é a 46ª da carreira do bicampeão, que superou a marca de Sebastian Vettel e se transformou no piloto em atividade com mais poles na categoria. Na história da F1, apenas Michael Schumacher (68) e Ayrton Senna (65) têm mais.
A FILA ANDA, MAS QUEM É O PRÓXIMO BRASILEIRO? Depois de dois anos contando apenas com Felipe Massa, a chegada de Felipe Nasr em 2015 deixou o Brasil outra vez representado por dois pilotos no grid do Mundial de F1. Mas o que vem depois? É aí que reside a dúvida não só de quem acompanha o automobilismo, mas também de quem está no meio. Não é nem da busca pelo novo Ayrton Senna que estamos falando, mas da procura pelo próximo piloto brasileiro com chances reais de estrear na F1 – o que dificilmente acontecerá antes de 2017.
Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.













