Os cílios contribuem para a proteção da vista, impedindo a entrada de poeira e outros resíduos que possam causar danos. Além disso, esteticamente falando, deixam nossa aparência mais bonita e os olhos mais expressivos.       Assim como os cabelos, os cílios também precisam ser bem cuidados. Do contrário, pode ocorrer problemas como a caspa, por exemplo, provocando o enfraquecimento e a queda dos fios.   Para especialistas, manter a qualidade, o tamanho e a espessura dos fios vai depender dos cuidados que temos com essa parte tão delicada e, por muitas vezes, esquecida pela grande maioria. Confira!


O que fazer

Caspa

Dentre os problemas que podem afetar a saúde dos nosso cílios está a caspa, tão comum nos cabelos durante esta época do ano. Fatores externos como baixas temperaturas, ventos gelados e excesso de banhos quentes favorecem o problema.   Já que não temos como influenciar na queda de temperatura, como medidas preventivas o ideal é mudar os hábitos de higiene nas pálpebras. Para isso, os profissionais indicam o uso de loções próprias para a área testadas dermatologicamente e oftalmologicamente.

Em casos de dificuldades para encontrar os produtos, pode substituí-los por sabonetes infantis líquidos. Complemente o tratamento aplicando creme hidratante com base aquosa. Porém, se notar que o problema já se instalou, o mais apropriado é procurar um médico para avaliação.

Queda dos fios   Para quem está sofrendo de queda dos fios, tenha em mente que da mesma forma que ocorre com as madeixas, os cílios também se renovam. Neste caso, a queda faz parte do processo de renovação das hastes dos fios ciliares, que ocorrem a cada quatro meses.   Entretanto, se a queda estiver em excesso pode significar algum problema decorrente da forme errônea com a qual os fios estão sendo tratados. Segundo especialistas, o abuso de maquiagem costuma ser a causa mais comum.

Uso excessivo de rímel a prova d'água, do delineador ou, ainda, de marcas com pigmentos sintéticos e conservantes que acabam provocando sensibilidade ou processos alérgicos.   Sem contar que as maquiagens têm prazo de validade. No caso das máscaras de cílios, esse tempo não ultrapassa os seis meses. Além disso, a orientação de dermatologistas é para que elas sejam removidas diariamente com produto específico e o rímel jamais fique em contato com a região durante toda a noite.    Atenção   Cílios postiços, produtos específicos para o crescimento ou tingimento dos fios devem ser aprovados pela ANVISA.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE