O município de Jateí realizou no dia 31 de julho sua VII Conferência Municipal de Assistência Social (Confemas), com o tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”. Realizada no centro social contou com a participação de diversas pessoas entre conselheiros e usuários da Assistência Social.

A presidente do conselho municipal de assistência social Josieli dos Santos Araújo, que fez a abertura dos trabalhos, enfatizou queo fortalecimento da participação popular através do controle socialpor parte dos conselhos municipais é sem duvida o ponto principal para o processo de construção do Suas, o espaço existente nas conferências e audiências públicas, a transparência na utilização dos recursos, é um exemplo para as demais políticas públicas. “Andamos em passos curtos, porém fortes nestes últimos dez anos, fortalecemos o intelecto e as estratégias, agora é hora da fazertodo o trabalho ser consolidado através da política municipal da Ass. Social”.

A Confemas teve como finalidade de avaliar a Política da Assistência Social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementare consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e ainda avaliar e propor diretrizes o aperfeiçoamento do SUAS na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) a primeira-dama Mafalda Maria Targino ressalta que neste dez anos do SUAS percebe nítidas mudanças que ocorreram, uma fase repleta de desafios, novos procedimentos, conhecimentos e agregação da estruturação física e humana no contexto integral da Política da Ass. Social.

O prefeito ArilsonTargino em suas palavras, desejando bons resultados com excelentes propostas, ressaltou que o executivo tem interesse de que os funcionários daSMASligados ao SUAS sejam valorizados, consequentemente aconferência sirva para trazer novos projetos e cursos que venha também aperfeiçoar ainda mais os profissionais, e por conta dissoa realização do plano de cargo e carreira. “AAssistência Social não é assistencialismo como os munícipios idealizavam, mas o cuidado com a população em vários sentidos”.

Participaram do evento opresidente do Legislativo Francisco Alves de Araújo, Secretários Municipais e demais autoridades locais.Ao término foram eleitos os delegados divididos em duas esferas, governamentalCristiano Amaral(titular) e Marcos Paulo da Silva (suplente), e civil Roseli Marques (titular) e Lucimara Dias Santana (suplente), que representarão Jateí durante a Conferência Estadual, levando as propostas elaboradas, discutidas e aprovadas durante a Confemas.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE