Na noite desta quarta-feira (5 de agosto), River Plate e Tigres decidem a finalíssima da Copa Bridgestone Libertadores, em Buenos Aires. Casa do time argentino, o Monumental de Nuñez será o palco da partida. Embora a equipe mexicana tenha feito uma campanha melhor na fase de grupos, o jogo decisivo da competição só poderia acontecer em território sul-americano, e, portanto, as partidas de ida e volta da final tiveram mandos invertidos.

No primeiro jogo, disputado em Monterrey, os millonarios abusaram das faltas para segurar o empate e voltaram para a Argentina com a vantagem de decidirem em casa, podendo faturar o título com qualquer resultado positivo.

Conquiste a América ou não, o River já estará no próximo Mundial de Clubes da FIFA: equipes mexicanas só podem garantir vagas em torneios da entidade via Liga dos Campeões da Concacaf.

O jogo, que valerá o tricampeonato para os argentinos, ou o primeiro título de um mexicano na competição, terá transmissão ao vivo do FOX Sports, a partir das 21h30.

Confira como cada equipe chega para a grande decisão:

Com algumas baixas para a grande final, o River Plate ainda não tem sua escalação confirmada. Nomes como Gabriel Mercado, Tabaré Viudez, Rodrigo Mora e Emmanuel Mamana, substituto de Mercado, estarão de fora da partida. A equipe, que no último fim de semana perdeu a liderança do Argentino para o San Lorenzo, confia na vantagem de decidir no Monumental de Nuñez para garantir o tricampeonato – em 1986 e 1996, suas duas conquistas, o River jogou a partida decisiva em Buenos Aires.

As prováveis entradas no time de Marcelo Gallardo, que estará fora do jogo após ser expulso no México, serão do lateral-direito Camilo Mayada, do meia Nicolás Bertolo, e dos atacantes Lucas Alario e Fernando Cavenaghi. Resta saber como os comandados de Gallardo reagirão com mudanças em todo o seu sistema ofensivo.

Para os mexicanos, da primeira partida, disputada em Monterrey, a mudança será para melhor: o meia Javier Aquino, uma das principais armas ofensivas da equipe, esteve de fora por lesão e voltará ao time. Jürgen Damm, que atuou no jogo de ida, foi anulado pela marcação de Ponzio, e acabou com atuação apagada.

Com uma equipe muito ofensiva, o Tigres não conseguiu marcar no Universitario, devido à marcação da equipe argentina, que deve partir para o ataque em sua casa. Sendo assim, o ataque comandado por Gignac e Sóbis pode ter mais espaço para garantir o primeiro título de Libertadores para seu clube.

Confirmado na terça-feira (4) para o ataque dos argentinos, Fernando Cavenaghi, ou “Cavegol”, como é conhecido na Argentina, deve ser a principal arma da equipe argentina. Acompanhando Cavenaghi, o jovem Lucas Alario, de 22 anos, dará velocidade ao sistema ofensivo argentino.

André-Pierre Gignac é o nome do Tigres para, na Argentina, conquistar o primeiro título de um clube mexicano em uma edição de Libertadores. Vice-artilheiro do último Campeonato Francês, deixando Zlatan Ibrahimovic e Edinson Cavani para trás, Gignac chegou na reta final do torneio, e tem feio ótimas partidas pelo seu novo clube; entretanto, na primeira partida da final, teve atuação apagada, graças à forte marcação dos argentinos. Rafael Sóbis, com duas Libertadores no currículo e quatro gols na atual edição, também pode se destacar no Monumental.

Pelo lado do River, com as baixas de Rodrigo Mora e Tabaré Viudez, os experientes Lucho González e Javier Saviola, campeões argentinos no início dos anos 2000 pelos millonarios, podem entrar durante o jogado para decidir a partida em Buenos Aires.

O Tigres, por sua vez, conta com o atacante Joffre Guerrón como esperança no banco de reservas. O equatoriano, assim como Rafael Sóbis, tem quatro gols nesta edição da Libertadores, e pode ser uma alternativa de velocidade, força e boa finalização na segunda etapa.

O uruguaio Darío Ubriaco será o árbitro do jogo de volta da final desta quarta-feira. Nicolás Taran e Mauricio Espinosa, também do Uruguai, serão os auxiliares. 

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE