Mais uma criança foi vítima de engasgamento por leite materno em Fátima do Sul, felizmente, dessa vez, a ocorrência foi motivo de orgulho para os Bombeiros de Fátima do Sul e, principalmente, para o pai que através de um procedimento padrão chamado de “Tapotagem” salvou sua filha que estava engasgada com leite materno.

O caso

No dia 06 de agosto, por volta das 17h:30min, a mãe de Sophia Gabriele Sá de Souza percebeu que a criança, de apenas dois meses, estava engasgada com leite materno logo após a mamada, pois a mesma notou que a criança não respirava e estava ficando roxa.

João Carlos de Souza, pai da criança, que há poucos dias assistiu num telejornal o desengasgamento de uma criança, começou a realizar o procedimento, porém, a bebê não voltava à consciência.

Foi quando a vizinha, Ana Paula da Silva, ao ver o desespero do casal, ligou para o Corpo de Bombeiros de Fátima do Sul para pedir ajuda. O cabo Gomes que atendeu a ligação, primeiramente pediu para que Ana Paula mantivesse a calma e passasse para o pai o procedimento padrão de desengasgamento e que uma equipe já estaria a caminho do local.

Quando os Bombeiros chegaram à residência do casal a criança já havia desengasgada, mas ainda foi necessário intervenção da equipe de socorro. O Cabo Gomes que é Enfermeiro e Socorrista do Corpo de Bombeiros, pegou a criança e continuou a manobra ao qual ainda saiu um pouco de líquido pela cavidade oral e nariz da criança.

A equipe conduziu a criança junto com os pais até o Hospital da Sias deixando aos cuidados médicos. A criança foi diagnosticada portadora de refluxo esofágico, comum em bebês e que após a descoberta necessita de tratamento e alguns cuidados necessários.

A família autorizou o site Vicentina Online divulgar o caso para que sirva de exemplo e que outras pessoas possam ter a mesma felicidade do casal, tendo em vista o alto índice de engasgamento em Fátima do Sul, que ocasionou a perda de duas crianças nos últimos três anos.

O Corpo de Bombeiros alerta que em caso de engasgamento inicie imediatamente os procedimentos abaixo:

Cabo Gomes e Sophia. (Foto: Renato Vessani / Vicentina Online)

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE