O Prefeito Municipal de Vicentina, Hélio Sato, juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, Maria Cristina Souza Lemos, receberam 24 (vinte e quatro) computadores no final do mês de agosto de 2015, para implantação do sistema de gerenciamento nas unidades de ESF- Estratégia Saúde da Família do município. O sistema e-SUS-AB, fornecido através do Ministério de Saúde, é uma nova estratégia para reestruturar as informações da atenção básica em todo o território nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação da Saúde Nacional.

O programa e-SUS, tem por objetivo, proporcionar agilidade no atendimento realizado na atenção básica da saúde. Os computadores serão distribuídos na rede municipal de saúde e usados para elaboração de prontuários, prescrição de medicamentos, solicitação de exames, marcação de consultas, internações, dentre outros serviços.

Os computadores, liberados pelo Ministério da Saúde estão equipados com o Sistema Positivo Core I5 e deverão ser usados exclusivamente pela Secretaria Municipal de Saúde nas unidades do município de Vicentina. Com a entrega dos novos equipamentos em um prazo bem curto o sistema já estará funcionando trazendo melhor agilidade nos atendimento e procedimentos realizados nas unidades.

“Já se faz necessário o uso do cartão SUS em todos os atendimentos realizados na da rede municipal de saúde, e agora com informatização será impossível o atendimento sem o cartão, por isso para agilizar o atendimento pedimos aos usuários que ainda não confeccionaram seu cartão que procurem o Posto Central para em dia e assim ser atendido na hora da necessidade.” Orientou Cristina.

Cartão do SUS

A confecção do cartão é realizada no Posto Central de Vicentina (Avenida Rainha dos Apóstolos, ao lado da Creche no Jardim Vista Alegre). Documentos necessários: carteira de identidade, CPF e um comprovante de residência. Caso a pessoa já possua o cartão SUS, é importante verificar se o mesmo contém uma bandeira do Brasil que fica localizada do lado direito do cartão. Se não houver a bandeira, é necessário solicitar, na secretaria de saúde, a atualização do cartão.

“Estamos trabalhando em parceria com o SUS para melhorar o atendimento dos usuários, agilizando os procedimentos, buscando o bem comum do Nosso Povo, da Nossa Gente. Saúde é prioridade em nosso Governo e com a implantação do e-SUS teremos um controle maior das ações executadas no município e poderemos adequar os serviços às reais demandas dos usuários” Comentou Hélio.

 

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE