O Hospital Universitário de Dourados mais uma vez está sendo acusado por demora em atendimento a uma mulher grávida. A família da gestante denunciou a unidade ao Conselho Municipal de Saúde, afirmando que ela esperou horas para ser atendida e quando isso aconteceu, já havia perdido os bebês que eram gêmeos.

De acordo com a presidente do Conselho de Saúde, Berenice Machado, na denúncia feita pela irmã da gestante Francisca Lima consta que ela estava grávida de cinco meses e chegou ao local com dores na região do ventre. Antes disso, ela procurou um posto de saúde que recomendou repouso mas, como a dor não passava recorreu ao hospital.

“A irmã relatou esse fato e afirmou que a gestante esperou por horas no HU para ser atendida”, disse. Durante o atendimento, foi constatado que os bebês já estavam mortos e o médico encaminhou a paciente para a retirada dos fetos. Ainda não há esclarecimentos específicos sobre a morte dos bebês.

Em contato com a assessoria de imprensa do Hospital Universitário a informação de demora no atendimento foi negada. A assessoria informou ao Dourados News que a gestante deu entrada no hospital às 15:50h e logo às 16:01 passou pelo processo de classificação de risco, no qual foi considerada como “azul”, risco considerado baixo.

Ainda conforme a assessoria, às 16:40h a gestante foi atendida.

O Dourados News foi informado ainda que não foi possível esclarecer as causas da morte dos gêmeos, já que para isso é necessário uma avaliação conclusiva das causas de óbito fetal que só seria possível com serviço de verificação de óbito, que não existe no município.

Conselho busca soluções

A presidente do conselho informou que na segunda-feira (21) haverá uma reunião junto a diretoria e a superintendência do HU para buscar soluções para vários problemas que vem sendo apontados na unidade como demora em atendimento e falta de aparelhos para procedimentos.

Ainda de acordo com a presidente, caso não sejam apontadas soluções, a busca será a retomada da administração da unidade para o município.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE