A 27ª rodada do Campeonato Brasileiro afunilou de vez a disputa pelo título. Corinthians e Atlético-MG venceram jogos difíceis e viram o Grêmio se distanciar da briga.

Agora, a diferença entre o tricolor gaúcho e o líder (9 pontos) é maior do que a distância para o primeiro time fora do G-4 (6 pontos), o São Paulo.

Enquanto o Corinthians venceu o clássico contra ao Santos e foi a 57 pontos, o Atlético-MG atropelou o Flamengo e subiu para 52. O Grêmio caiu diante do Palmeiras, que entrou na zona de classificação para Libertadores, e ficou para trás com 48.

Isto é, um olhar criterioso para a tabela de classificação do Brasileirão indica que o tricolor gaúcho briga mais pela permanência do G-4 do que pelo título neste momento.

Esta impressão ganha mais força ainda quando se vê que o Grêmio ganhou apenas duas das suas últimas cinco partidas. Perdeu mais duas e empatou uma. São 7 pontos conquistados em 15 jogados: aproveitamento inferior a 50%.

Com elenco mais escasso que os rivais e desgaste físico evidente ante a maratona de jogos do Brasilerão, o time de Roger tem oscilado mais que o Corinthians e Atlético-MG. Até deve sonhar com o título, mas não pode vacilar se quiser disputar a Libertadores 2016.

Seis times na briga por duas vagas no G-4

Uma vez que Corinthians e Atlético-MG escaparam na ponta e dão sinais que vão brigar até as rodadas finais pelo título, restam teoricamente duas vagas a serem preenchidas no G-4. E não são poucos concorrentes no páreo.

Grêmio, 48 pontos, e Palmeiras, 44, completam a zona de classificação para a Libertadores neste momento. Mas São Paulo, 42, Flamengo, 41, Internacional, 41, não saem do retrovisor do G-4. Como estes três times oscilam, devem ir até o final na briga pela vaga na Libertadores.

Até o Santos, que vinha em clara ascensão no campeonato mas perdeu duas das últimas três partidas, tem 40 pontos e não é carta fora do baralho. Ainda mais considerando-se o bom futebol que vem apresentando no returno.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE