A Unidade Móvel IX do Hospital do Câncer de Barretos, Aldegonda Dacone Capuci, da Fundação Pio XII esteve com uma equipe de saúde no município de Jateí durante dois dias, atendendo gratuitamente as mulheres realizando centenas de exames. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Jateí em conscientizar as mulheres sobre a prevenção, com público alvo na faixa etária 40 a 69 anos para mamografia e 25 a 65 anos para o Papanicolaou, mas conhecido como preventivo.

Os exames foram realizados dentro da carreta, unidade movél que veio acompanhada de quatro profissionais da saúde, composta pelas enfermeiras Ana Caroline Rosenbaum e Katia Paschoaline, e duas técnicas de radiologia Mariana Pazionato e Leticia Oliveira Franco, que durante os dias 21 e 22 de setembro realizaram 71 exames de mamografia e 68 preventivos, pré-agendados pelos agentes comunitários de saúde municipal.

A carreta esteve estacionada em frente à Clínica de Atendimento Municipal Multidisciplinar com os equipamentos necessários para realizar os exames com a total confiança e eficiência, contendo três consultórios, um para exame de colo de útero, mamografia, centro cirúrgico, e ainda uma recepção. Como explica a enfermeira Ana Caroline, às amostras coletadas no preventivo serão encaminhadas para Barretos, já as imagens da mamografia irão para Rio Preto, após o laudo serão encaminhados para a Secretária Municipal de Jateí. “O importante é realizar um trabalho seguro e confiável visando principalmente à prevenção das doenças” garante a enfermeira, explicando que os profissionais desta unidade móvel são de Barretos, mas fazem parte da unidade preventiva de Nova Andradina, onde em breve será inaugurada a Unidade Fixa, uma referência para a região.

O Secretário Municipal de Saúde Geberson Alves ressalta que a vinda da unidade móvel em Jateí foi de suma importância, pois ao realizarem os exames atuam na conscientização sobre a prevenção da saúde da mulher, na qual a carreta veio reforçar os atendimentos, pois durante todo o ano nas três unidades básicas de saúde do município são realizados com frequência exames de papanicolaou, já os de mamografia são agendados através da secretaria para realização em outros municípios. “A saúde de Jateí atua com profissionais capacitados para melhor atender a população, visando principalmente à prevenção e o bem estar das pessoas” diz o secretário.

O prefeito Arilson Nascimento Targino (sem partido), satisfeito em ver mais uma vez esse trabalho de prevenção realizado em Jateí, destacou a iniciativa, parabenizando a equipe da Unidade Básica de Saúde juntamente a secretaria, que juntos deram o respaldo necessário para o bom desenvolvimento dos trabalhos desta unidade móvel na cidade, atendendo inclusive pacientes da zona rural.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE