No município de Jateí alusivo ao dia mundial do idoso, a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com Idosos (SCFVI), durante toda a semana realizou diversas atividades envolvendo seus os integrantes, encerrando com a “Colcha de Retalhos”, um projeto que visou à elevação de autoestima e união entre os participantes. No decorrer da semana de segunda a quinta-feira os integrantes do SCFVI tiveram a oportunidade de participarem de diversas atividades diferenciadas, como caminhada saudável na cidade alertando sobre o respeitar e valorizar a pessoa idosa, aula de aeróbica na praça central, brincadeiras na areia no clube piscina, atividades no centro poliesportivo, jogos em equipe, muita dança e trabalho em grupo, acompanhados pelo orientador de educação física Paulo Augusto.

O encerramento foi realizado na noite da sexta-feira (2) no Centro Municipal do Idoso onde reuniram se os participantes das três localidades, sede, distrito Nova Esperança e Gleba Nova Esperança finalizando o Projeto Colcha de Retalhos. Este projeto através da Secretaria de Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Centro de Referência de Assistencia Social (Cras) foi um desafio proposto pela equipe do SCFVI aos integrantes, visando resgatar a autoestima e reintroduzir aqueles que estão em situação de isolamento para o convívio no âmbito social.

Como explica a coordenadora do Centro do Idoso de Jateí Juciene de Melo Ramos foi trabalhado o tema Resgatando a autoestima, buscando idosos em situação de isolamento para o trabalho em grupo através da confecção de uma Colcha de Retalhos, um desafio proposto há sete meses. “O objetivo foi estimular nos participantes a vontade de conhecer e registrar a vida em suas diferentes formas e momentos, podendo assim trabalhar o respeito, a diversidade e valores na prática, utilizando materiais do cotidiano com a prática artesanal”.

Com o desafio lançado durante estes vários meses, com muita persistência, força de vontade e união entre os participantes dos três grupos, um de cada localidade foi confeccionada três belas colchas de retalhos, apresentada nesta noite, onde foram julgados os critérios de beleza, criatividade, acabamento, trabalho em grupo e a história a cerca da colcha. Conquistou o primeiro lugar o distrito Nova Esperança com a confecção de uma colcha de três mil e oitocentos fuxicos com uma bela flor tulipa ao centro, um trabalho minucioso e delicado necessitando o desempenho de todos. “O essencial e o grande destaque aqui foi o trabalho em grupo, pois a ajuda, compreensão e principalmente união fizeram com chegássemos a conclusão com êxito” garante coordenadora do grupo do distrito Simone Nascimento.
    
Para incentivar a participação e despertar interesse aos demais, todos os participantes do projeto será contemplado com uma viagem e cada localidade foi premiada, Jateí com uma geladeira, distrito um computador e um microondas e Gleba uma televisão e um karaokê. Durante a apresentação houve vários destaques, mas em especial ficou para alguns homens do assentamento gleba Nova Esperança que teve participação ativa no projeto, na coordenação de Madalena Rodrigues da Silva.

Como explica a primeira-dama Secretária de Assistência Social Mafalda Maria Targino todas as atividades desenvolvidas junto à turma da terceira idade de Jateí, são de suma importância, pois disponibilizam momentos de descontração, elevação de autoestima e principalmente o prazer de desenvolver atividades em grupo assim despertando a dignidade e respeito a pessoa idosa. “O projeto Colcha de Retalho nos surpreendeu, pois a participação, força de vontade e união prevaleceu, sendo assim mostra que todos foram vencedores, pela persistência e dedicação” diz Mafalda, agradecendo sua equipe do SCFVI “Vocês também são merecedoras de grandes elogios, agradecemos o carinho com os idosos, lembrando que novo desafio já esta previsto”.

Prestigiou o evento de encerramento o prefeito Arilson Targino (sem partido), os vereadores Francisco de Araújo (Presidente do Legislativo) e Rose Mônica Duck, Secretários Municipais, o coordenador do Cras Marcos Paulo, a psicóloga técnica do SCFVI Leandra Pereira, a diretora do Estabelecimento Penal de Jateí Maria Lúcia Souza Freitas e demais autoridades locais.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE