A Escola Municipal Rural Professor Celestino dos Santos- Polo, no assentamento Gleba Nova Esperança do município de Jateí, realizou a culminância do projeto "A Cor da Cultura", iniciado há cinco meses, envolvendo todos os alunos desde a pré-escola até a Educação de jovens e adultos (Eja).

A Cor da Cultura é um material disposto pelo MEC /SECADI, direcionando os trabalhos necessários para atender a demanda da formação continuada dos professores relacionados ao tema da cultura afro descendente e a influencia da cultura, sendo assim afro-brasileiro, atendendo cumprimento de lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

O Projeto foi coordenado pelo departamento de Educação Básica da SEMECEL em parceria com o Coordenador da Cultura Emerson Moura. Durante os meses foram realizadas atividades direcionadas ao tema explorando todo o material disponível pelo MEC, os acervos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e pesquisas realizadas pelos professores e alunos, utilizando também os livros da biblioteca existente na Escola. Abordaram os temas sobre, Desenhos e Brincadeiras afrodescendentes, Arte, Literatura, Religiosidade, Usos e Costumes, Culinária, África x Brasil: A Cultura Afro-Brasileira, os alunos foram levados a pesquisas, produções artísticas e de textos, confecção de materiais concretos e artísticos. Tudo através da Secretaria de Educação incentivados pelo prefeito Municipal Arilson Nascimento Targino (sem partido).

Como explica o diretor Samuel Batista, houve envolvimento em massa dos professores que se dedicaram quase que de forma exclusiva, com mobilização dos alunos, resultando uma qualidade surpreendente de trabalhos. “Buscamos no contexto refletirmos sobre a Diversidade Cultural e Linguística existente na escola, bem como sempre tentar tornar a nossa escola inclusiva não somente no papel, mas também na prática” diz Samuel.

A Secretária Municipal de Educação Cultura Esporte e Lazer, Eleni Teixeira dos Santos Felipe premiou com medalhas, os primeiros lugares, selecionando por turma o desenho, frases ilustradas, cartazes e redações, que mais se destacaram, sendo julgados por uma equipe de avaliação. “Nesta época de crise a ordem agora é criar, mesmo passando por dificuldades o resultado desse Projeto, nos prova que é possível manter a qualidade de ensino, e o importante é a aprendizagem do nosso aluno com esforço e dedicação a equipe conseguiu atingir o sucesso”, ressalta Eleni. Durante o evento aconteceram apresentações artísticas, exposições de trabalhos, salas temáticas com professores caracterizados e Confraternização, participando diversas lideranças locais.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE