No município de Jateí estão sendo desenvolvidas ações que visam à implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Codificação Internacional das Práticas de Enfermagem (CIPE), envolvendo também os municípios de Vicentina, Glória de Dourados e Fátima do Sul, nominado de Colegiado da SAE do Vale do Ivinhema.

SAE é a organização do trabalho da Enfermagem, quanto ao método, pessoal e instrumentos, a fim de tornar possível a realização do Processo de Enfermagem. CIPE o instrumento de informação para descrever a prática de enfermagem, prover dados que identifiquem a contribuição da enfermagem no cuidado da saúde, promover mudanças na prática de enfermagem através da educação, administração e pesquisa, objetiva discutir a utilização da terminologia CIPE na Sistematização da Assistência de Enfermagem nas unidades de Saúde da Região do Vale do Ivinhema.

Conta com uma equipe de Enfermagem composta por 26 enfermeiros e a presença de acadêmicos da Universidade de Fátima do Sul impulsionando duplamente a implantação, apoiado pela UEMS e pelo Colegiado da SAE de Mato Grosso do Sul. A partir dai formou-se o Colegiado da SAE/CIPE do Vale do Ivinhema, estruturou-se grupos de trabalho que reúnem-se mensalmente no município de Jateí para estudos, formulação e revisão dos diagnósticos e intervenções de enfermagem. O material produzido é discutido no colegiado e pelos apoios instituídos (UEMS, ABEn/MS). Para este mês contou com a palestrante enfermeira Viviane Torqueti da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande/MS.

O projeto tem como tema Sistematização da Assistência de Enfermagem e Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (SAE e CIPE): formação de colegiados, apoio e co-gestão na coordenação da Profa. Dra. Cassia Barbosa Reis. É uma metodologia norteadora do processo de enfermagem. Para sua aplicação, os profissionais precisam, entender conceitos e teorias apropriados das ciências da saúde, incluindo a própria enfermagem, as ciências físicas, biológicas, comportamentais e humanas, além de desenvolver uma visão holística que atenda as necessidades humanas. “A SAE propõe aos profissionais, assim como ao setor, à instituição de saúde, ao paciente e aos demais envolvidos, a utilização do conhecimento técnico-científico e de habilidades de forma organizada, sistematizada e orientada.”

Todas as ações desenvolvidas relacionadas ao setor da saúde no município de Jateí são realizadas através da Secretaria Municipal de Saúde na gerência de Geberson Alves dos Santos com total incentivo do prefeito Arilson Nascimento Targino (sem partido).

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE