No município de Jateí neste mês de outubro, o rosa predomina. A Saúde aderiu à campanha “Outubro Rosa”, ação preventiva com orientações que visam mostrar os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, fortalecendo na sociedade a importância da prevenção, chamando atenção do público feminino e masculino.

O foco está nas mulheres com mais 40 anos. A orientação é que especialmente este público não deixe de fazer o autoexame das mamas, mamografia e um exame de raio-X que permite identificar nódulos cancerígenos. Para manter o rastreamento da doença, a própria equipe da ESF (Estratégia Saúde da Família) Urbana e Rural irá ofertar e agendar para intensificar a campanha.

Como explica o Secretário de Saúde Geberson Alves o município de Jateí integra a campanha desde 2009, e estará espalhada por todos os postos do município e em parceria com o Hospital Santa Catarina. “O importante que as pessoas se conscientizem e que a campanha preventiva não seja restrita apenas neste período e sim durante todo o ano”.

O movimento pela vida com total respaldo do prefeito Arilson Targino, envolve diversos profissionais da saúde e parceiros, na coordenação da enfermeira Karimi Cavazzani responsável pelo programa Saúde da Mulher. A enfermeira orienta que o autoexame e consultas médicas em intervalos mais curtos ampliam o diagnóstico precoce, essencial para o tratamento adequado da doença. Aconselha ainda que as mulheres aproveitem para agendar o exame de Papanicolau, para o diagnóstico de câncer de colo do útero, como já é realizado ao longo do ano.

“O dia D” Outubro Rosa acontecerá no assentamento Gleba Nova Esperança com informações sobre prevenção e diagnóstico precoce, orientações sobre hábitos saudáveis e qualidade de vida, brincadeiras, gincanas e palestras, envolvendo também os pais. Terá cartazes, balões, distribuições de panfletos informativos, decoração de monumentos públicos, pontos estratégicos e muitas outras atividades que contribuem no alerta sobre combate ao câncer de mama, com finalidade de despertar o interesse da população, para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer, com a expectativa maior de cura.

A ação conta com a parceria especial do Instituto Avon que através do projeto enviado no mês de setembro, disponibilizou diversos materiais que estão sendo utilizadas durante as mobilizações no município de Jateí.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE