A Gerência de Saúde de Glória de Dourados, através das unidades de saúde realizaram a ação denominada Puericultura Especial em homenagem ao Dia das Crianças, onde as mesmas, foram recebidas com as unidades decoradas, brinquedos e alimentação saudável.

 

A ação foi realizada nas unidades de saúde: Alto da Glória, Central e Vila Industrial, as mais de 200 crianças ainda contaram com a atenção de enfermeiros, agentes comunitários de saúde, médicos, nutricionista, psicólogos, assistente social, dentistas e técnicos em saúde bucal, além de demais colaboradores das unidades de saúde. Os profissionais conversaram com as mães e seus filhos repassando orientações sobre os cuidados com saúde.

 

O Programa de Puericultura objetiva acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças, sua cobertura vacinal, estimula a prática do aleitamento materno, orienta a implantação da alimentação complementar e prevenir as desordens que mais afetam as crianças durante os primeiros dois anos de vida. 

 

O objetivo da Puericultura é o acompanhamento sistematizado das crianças de zero à dois anos de idade, verificando peso, altura, caderneta de vacinação, e orientações às mães sobre aleitamento materno e outros, também para identificação precoce dos agravos de saúde com vista á intervenção efetiva e apropriada. 

 

Segundo a Enfermeira e Coordenadora de Atenção Básica Edmara Honoroio Santos, a finalidade da Puericultura é realizar uma triagem e fazer um acompanhamento com as crianças a fim de atuar na prevenção de possíveis doenças que são comuns na infância.  Na atividade, verificamos o peso e altura das crianças e realizamos a avaliação antropométrica. Todos os dados são registrados nas carteiras de vacinação para acompanhar a evolução da criança, afirmou Edmara. 

 

As mães também receberam orientações sobre o Outubro Rosa, uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE