De 11 a 22 de novembro, o Pantanal Sul-Mato-Grossense será palco de uma das etapas do Campeonato Mundial de Corrida de Aventura. A competição deve reunir os melhores atletas de resistência do mundo na modalidade “endurance”. As disputas no PantanalPRO Adventure Race são alternadas entre mountain bike, canoagem, técnicas verticais e trekking, tudo através apenas da leitura de mapas e bússola (orientação).

As equipes são formadas por quatro pessoas, sendo pelo menos uma mulher, e vão percorrer 700 km ininterruptos por uma vasta região de fazendas e unidades de conservação na Serra do Amolar, situada na porção sul do Pantanal, na divisa entre Corumbá e o município mato-grossense de Cáceres.

Segundo a diretora de prova Shubi Guimarães, a expectativa é de uma competição acirrada entre os líderes do ranking, onde a orientação será fundamental às equipes com a possibilidade de boas surpresas com as equipes locais.

- O Pantanal é uma região muito alagada, que muda constantemente a região com poucas referências visuais. Isso vai levar os times a buscar a melhor orientação possível e ter uma sensibilidade para entender bem o Pantanal. As equipes da Nova Zelândia e Espanha, por exemplo, que vêm de títulos alternados, vão brigar muito para vencer aqui - explica.

Ao todo serão 17 países na corrida, representados por mais de 30 equipes, sendo onze brasileiras. Todas receberam orientações para encarar uma das maiores biodiversidades do mundo.

O Exército Brasileiro, a Marinha e a Polícia Militar Ambiental farão o apoio logístico aos competidores durante todo o evento, e vai auxiliar no transporte de atletas e equipamentos, segurança e resgate na região. O Campeonato Mundial de Corrida de Aventura poderá ser acompanhado em tempo real pelo site do evento.

Rafael Melges Corrida de Aventura (Foto: Arquivo Pessoal / Rafael Melges)

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE