
De 11 a 22 de novembro, o Pantanal Sul-Mato-Grossense será palco de uma das etapas do Campeonato Mundial de Corrida de Aventura. A competição deve reunir os melhores atletas de resistência do mundo na modalidade “endurance”. As disputas no PantanalPRO Adventure Race são alternadas entre mountain bike, canoagem, técnicas verticais e trekking, tudo através apenas da leitura de mapas e bússola (orientação).
As equipes são formadas por quatro pessoas, sendo pelo menos uma mulher, e vão percorrer 700 km ininterruptos por uma vasta região de fazendas e unidades de conservação na Serra do Amolar, situada na porção sul do Pantanal, na divisa entre Corumbá e o município mato-grossense de Cáceres.
Segundo a diretora de prova Shubi Guimarães, a expectativa é de uma competição acirrada entre os líderes do ranking, onde a orientação será fundamental às equipes com a possibilidade de boas surpresas com as equipes locais.
- O Pantanal é uma região muito alagada, que muda constantemente a região com poucas referências visuais. Isso vai levar os times a buscar a melhor orientação possível e ter uma sensibilidade para entender bem o Pantanal. As equipes da Nova Zelândia e Espanha, por exemplo, que vêm de títulos alternados, vão brigar muito para vencer aqui - explica.
Ao todo serão 17 países na corrida, representados por mais de 30 equipes, sendo onze brasileiras. Todas receberam orientações para encarar uma das maiores biodiversidades do mundo.
O Exército Brasileiro, a Marinha e a Polícia Militar Ambiental farão o apoio logístico aos competidores durante todo o evento, e vai auxiliar no transporte de atletas e equipamentos, segurança e resgate na região. O Campeonato Mundial de Corrida de Aventura poderá ser acompanhado em tempo real pelo site do evento.
Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!