Saque emergencial do FGTS começa nesta segunda-feira (29)

O saque será para trabalhador que tenha conta ativa do emprego atual ou inativa de empregos anteriores

| LUCAS MAMéDIO / CAMPO GRANDE NEWS


O depósito será por meio de conta digital (Foto: Marcos Maluf)

Vai estar disponível para movimentação a partir desta segunda-feira (29) o Saque Emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de até R$ 1.045. O saque será para trabalhador que tenha conta ativa (do emprego atual) ou inativa (de empregos anteriores).

O pagamento do Saque Emergencial será realizado exclusivamente por meio de crédito em Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. A movimentação do valor do saque emergencial poderá, inicialmente, ser realizada por meio digital com o uso do aplicativo CAIXA Tem, sem custo, evitando o deslocamento das pessoas até as agências.

Em Mato Grosso do Sul, 6 mil pontos comerciais já aceitam o cartão para pagamentos em débito. Após o crédito dos valores na poupança social digital, já será possível pagar boletos ou contas, ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, tudo por meio do aplicativo CAIXA Tem. A partir da data de disponibilização dos recursos para saque ou transferência, também de acordo com o mês de nascimento, os trabalhadores poderão transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custos, ou realizar o saque em espécie nos terminais de autoatendimento da Caixa e casas lotéricas, utilizando o código que deve ser gerado no aplicativo CAIXA Tem.

O Saque Emergencial FGTS, autorizado pela Medida Provisória nº 946/2020 de 07/04/2020, faz parte do conjunto de medidas adotas pelo Governo Federal para enfrentar os impactos causados pelo novo Coronavírus (COVID-19).

Tem direito ao saque todos os trabalhadores titulares de conta FGTS com saldo, incluindo contas ativas e inativas, com limite de saque de R$ 1.045,00 por trabalhador.

Calendário - O calendário foi feito com base no mês de nascimento do trabalhador e contém a data que corresponde ao crédito dos valores na conta poupança social digital, quando os recursos poderão ser utilizados em transações eletrônicas, além da data a partir de quando os recursos estarão disponíveis para saque em espécie ou transferência para outras contas. Confira as data desse link.

Vale ressaltar que o saque não é obrigatório. Caso o trabalhador não esteja precisando do dinheiro e deseja manter no fundo do FGTS é possível. As consultas dos valores podem ser feitas através do site do FGTS.

Ainda é possível realizar o atendimento através do telefone Caixa 111. Com a liberação realizada para esta sexta (19) agora será possível utilizar o canal de Internet Banking da Caixa, ou por meio do aplicativo do FGTS.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE