Instituições parabenizam UFGD pelos 15 anos

| DOURADOS AGORA


Foto: Divulgação

Prefeitura de Dourados, Câmara de Vereadores de Dourados, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), 4ª Subseção da OAB Dourados/Itaporã, Academia Douradense de Letras (ADL) e a liderança Kaiowá, Getúlio de Oliveira, enviaram mensagens de congratulações pelos 15 anos de criação da UFGD, comemorado no dia 29 de julho.

Em comum elas destacam o papel da UFGD para o crescimento intelectual, científico e profissional de Dourados e Região, para o desenvolvimento de MS e a consequente contribuição para o País.

Entre os pontos elencados na homenagem feita pela prefeita de Dourados, Délia Razuk, está o impacto da interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior, ou seja, os investimentos nas universidades federais localizadas fora das capitais de estado. 'A Prefeitura de Dourados é uma parceria da UFGD e vê nessa instituição a catalizadora de projetos e ações que visam o engrandecimento da nossa comunidade. Feliz é a cidade que conta com uma Universidade própria. Dourados vive esta felicidade e desejamos profícuos e longos anos de existência com cuidados extremos com o desenvolvimento sustentável da região e a valorização da nossa gente', afirma no texto enviado por e-mail.

Para homenagear todos os acadêmicos, professores e técnicos administrativos, a Câmara de Vereadores de Dourados apreciará, na sessão ordinária de 3 agosto, o projeto de Jubileu de Cristal alusivo aos 15 anos da UFGD. De acordo com o chefe do parlamento municipal, vereador Alan Guedes, a Universidade nasceu de um sentimento e um momento importante do país. 'A UFGD é um patrimônio da cidade, um polo irradiador de conhecimento e pesquisa para todo o Brasil. Temos muito orgulho de ter esta Instituição tão forte e que, apesar das dificuldades, tem resistido e avançado', enfatiza Alan Guedes por meio de notícia no portal da Câmara.

Também ressaltando o marco de Jubileu de Cristal, o presidente da Academia Douradense de Letras, Marcos Coelho, enviou por e-mail uma mensagem de congratulação e um poema fazem referência ao hino da cidade. Na mensagem, Marcos Coelho lembra da contribuição da instituição desde que era um campus da UFMS e afirma que a presença da universidade possibilitou que Dourados fosse conhecida como Cidade Universitária. 'Essa instituição consolida a história e o crescimento intelectual, científico e profissional de Dourados, de forma significativa à Cidade Modelo, honrando-nos com mais um título, o de Cidade Universitária, marcando o progresso no Oásis do Brasil', diz trecho da mensagem.

Localizadas no mesmo endereço, a união entre as duas universidades foi lembrada pelo reitor da UEMS, professor Laércio Alves de Carvalho. 'Dividimos um espaço comum, que é a Cidade Universitária de Dourados, o que demonstra uma irmandade de longa data. Que possamos crescer em conjunto, com foco em nossa população e no desenvolvimento do nosso Estado e de nosso país', afirma um trecho da mensagem enviada por e-mail.

O campus de Dourados do IFMS publicou na sua página nas redes sociais a seguinte mensagem: 'Parabéns UFGD pelos 15 anos de trabalho e contribuição significativa ao nosso país. Sempre parceiros!'. Outra instituição a lançar sua homenagem nas redes foi a ACED, com a seguinte texto: 'Um sonho douradense que virou realidade. Nossos agradecimentos a todos os professores e funcionários, que passaram pela instituição e ajudaram a construir sua história!'.

A comunidade acadêmica também foi felicitada pelo comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Eduardo Tavares Martins, que parabenizou a reitora pro tempore Mirlene Ferreira Macedo Damázio e 'todos os integrantes desta prestimosa instituição pelo transcurso do 15º aniversário de criação da Universidade Federal da Grande Dourados'.

A 4ª Subseção da OAB Dourados/Itaporã divulgou nota sobre o aniversário onde afirma que 'ao longo desses anos a Instituição (UFGD) tem cumprido a missão de gerar e socializar conhecimentos, saberes e valores por meio do ensino, pesquisa e extensão de excelência, tendo como norte a transparência, a ética, o compromisso e a responsabilidade social, promovendo o debate democrático e a igualdade de oportunidades para todos'.

Representante de uma das populações que são público-alvo da existência da UFGD, a liderança Kaiowá da Reserva Indígena de Dourados, nãnderu Getúlio de Oliveira, gravou um vídeo em guarani e em português agradecendo a UFGD pela oportunidade de ensino destinado aos povos indígenas, especialmente a formação de professores indígenas.

Além das diversas instituições, a UFGD também recebeu os cumprimentos de várias personalidades políticas ao longo do dia.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE