Com o objetivo de construir conhecimentos e desenvolver habilidades práticas na aplicação de medicamentos em bovinos, participando efetivamente de atividades teórico-práticas, o Senar/MS e o Sindicato Rural de Jateí realizaram no período de 15 à 17/06 o Curso de Aplicação de Medicamentos em Bovinos. Com aulas teóricas e práticas, o curso foi realizado no sítio Santa Terezinha, sob a orientação do educador do Senar/MS Maurício Negreiro Duncan tendo de mobilizadora a Erica Assunção.

O curso teve carga horária de 24 horas e contou com 12 participantes. Eles aprenderam sobre a apresentação de materiais e equipamentos para aplicação de medicamentos, higienização dos materiais e equipamentos, considerações gerais sobre os medicamentos, contenção dos animais, técnicas p/ aplicação de medicamentos (via cutânea, subcutânea, oral, tópica, Intramuscular, intradérmica e endovenosa), considerações técnicas sobre zoonoses e outras doenças.

Um dos procedimentos de maior frequência no dia-a-dia de uma criação de gado é a aplicação de medicamentos, sejam estes antibióticos, antiinflamatórios, vermífugos ou vacinas. Apesar de parecer simples, esse procedimento exige uma série de cuidados que muitas vezes passam despercebidos.

Para o Presidente do Sindicato Patronal de Jateí, Vereador Zé Pereira, a implantação de técnicas e cuidados simples ao longo de todo o manejo sanitário do rebanho pode diminuir a conta no fim do mês e melhorar a sanidade dos animais, “o curso abordou a importância de manter o rebanho sadio e rentável, diminuindo as perdas, vale ressaltar que animal saudável é lucro certo na propriedade”, revela o presidente.

O Sindicato sempre realiza cursos gratuitamente. Mais informações no telefone 3465-1194 ou na Avenida Bernadete Santos Leite, nº 553, no Centro, ao lado do Banco do Brasil.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE