Dourados: Retomada de obra do hortifruti da Feira inclui barracão, instalações hidrossanitárias e elétricas

O investimento é de R$ 3,4 milhões em recursos federais, com contrapartida de R$ 56,4 mil da prefeitura. O prazo de execução previsto na placa do empreendimento instalada na Feira, é de três meses

| DOURADOSNEWS / FABIANE DORTA


Setor de hortifruti terá obra retomada com assinatura da ordem de serviço - Crédito: Clara Medeiros/Dourados News

A assinatura da ordem de serviço para a conclusão da cobertura do setor de hortifrutigranjeiro da Feira Livre Central – João Totó Câmara de Dourados, foi dada na manhã desta terça-feira, dia 23, depois de um ano e quatro meses de obra totalmente parada.

O investimento é de R$ 3,4 milhões em recursos federais, com contrapartida de R$ 56,4 mil da prefeitura. O prazo de execução previsto na placa do empreendimento instalada na Feira, é de três meses.

O projeto contempla uma cobertura em telha de aço galvanizado, conhecida como sanduiche, sobre uma estrutura metálica e apoiada em uma estrutura de pilares de concreto.

Também serão feitas instalações elétricas; hidrossanitárias que são as estruturas para abastecimento, colega de esgoto e drenagem de águas pluviais; além de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), conhecido como ‘para-raios’; e PSCIP (Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico).

MUDANÇA

“Essa etapa é importante, porque a gente vai colocar o pessoal do hortifruti aqui, vamos trazer a praça de alimentação para debaixo da cobertura [já existente, onde atualmente está o hortifruti] também porque dia de chuva, cai a lona e rasga a lona. O pessoal que fornece alimentação acaba sendo prejudicado. Vai ficar melhor para todo mundo, não só para os feirantes como para a população também”, afirmou o prefeito, Marçal Filho.

De acordo com o secretário da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), Bruno Pontin, o município está em fase de captação de verbas para instalações como bancas padronizadas que ficariam debaixo do barracão. “Acabando a obra [da cobertura], se nós conseguirmos os recursos, já trazemos eles para cá”, explica.

Segundo ele, o trabalho tem como foco melhorar o espaço, ampliando o número de vagas. Atualmente são 70 feirantes e a previsão é de que supere os 120, somando todos os segmentos que estão no local.

Secretário da Semaf assinando ordem de serviço ao lado do prefeito Marçal Filho, em cerimônia na Feira. Foto: Clara Medeiros.

O secretário ainda afirmou que há um recurso garantido em emenda parlamentar que pode custear parte de uma obra de construção de uma estrutura fechada com box para os feirantes da economia solidária com os armarinhos, entre os banheiros e a praça de alimentação. Esse projeto já estaria em fase de análise para aprovação da Caixa Econômica Federal.

Pedro Godoi comercializa produtos há três anos nas feirinhas que acontecem durante a semana em diferentes bairros e há cerca de um mês, passou a fazer vendas na Feira Livre. Para ele, melhorias no fluxo de entrada dos produtos e atendimento aos clientes, pode atrair mais visitantes e melhorar a renda das famílias que dependem da Feira.

“Já é tradicional. Sábado, domingo, o pessoal vem. Então tendo essa organização, vai estar todo mundo mais bonito, mais organizado. A tendência é que aumente [o movimento] e melhore a renda dos feirantes também, consequentemente, vai aumentar”, acredita.

A primeira ordem de serviço para a estrutura do setor de hortifruti foi em maio de 2024, com previsão de entrega em dois de janeiro de 2025. No entanto, em novembro de 2024 os trabalhos já estavam a passos lentos, quando foram paralisados totalmente em fevereiro de 2025.

MERCADÃO

Na manhã desta terça-feira, Marçal sinalizou que o projeto para esse espaço é algo maior. “Não posso revelar agora, porque se trata apenas de um projeto. É de realmente fazer dessa feira um local onde as pessoas venham para se alimentar, para ouvir música, para se divertir e para fazer suas compras também”, acrescenta.

Ele chegou a apresentar ao Governo do Estado em junho do ano passado, um projeto para a construção de um Mercadão Municipal junto com a Feira Livre. A proposta foi entregue durante reunião com o então secretário da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck.

PARQUE ALVORADA

Ele ainda disse que há um projeto na fase de captação de recursos, para a revitalização da Feirinha do Parque Alvorada, que acontece todas as quintas-feiras, na calçada da Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo e da praça do bairro.

Segundo o prefeito, trecho da Rua Amael Pompeu Filho será transformada em via de mão-única, além de melhorias na estrutura da feira.

Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE